Avaliaçäo da atividade esterilizante do paraformaldeído

Publication year: 1989

A atividade esterilizante das pastilhas de paraformaldeído foi avaliada por meio do monitoramento microbiológico segundo a técnica da AOAC ("Association of Official Analytical Chemists"), exigida no Brasil para o registro desta categoria de saneantes junto à Divisäo de Saneantes Domissanitários (DISAD) do Ministério da Saúde. Foi realizado um rastreamento da açäo do paraformaldeído, utilizando 10 carreadores para cada microrganismo teste, para ter um quadro demonstrativo da atuaçäo deste agente químico nas diferentes concentraçöes por área do recipiente (0,1g/cm3, 0,5g/cm3, 1,0g/cm3, 2,0g/cm3, 3,0g/cm3, 4g/cm3, 5,0g/cm3) em períodos de exposiçäo variados (2horas, 4horas, 6horas, 12horas, 18horas e 24horas) submetido a uma temperatura de 50 graus C.

Esta avaliaçäo mostrou que o paraformaldeído apresenta açäo esterilizante nas seguintes condiçöes de períodos de exposiçäo e concentraçöes requeridas:

2h>5 por cento, 4h>/1 por cento, 6h>/0,12 por cento, 12h>/0,5 por cento, 18h>/0,5 por cento e 24h>/0,12 por cento. Considerando que um período de exposiçäo menor, possibilita uma maior rotatividade do material processado pelo paraformaldeído e minimiza os danos que a exposiçäo a 50 graus C. pode causar ao material termossensível, priorizou-se o menor tempo de exposiçäo para realizar os testes finais na sua íntegra, ou seja utilizando 120 carreadores para cada microrganismo teste. Optou-se entäo por um período de exposiçäo de 4h e concentraçäo de 3 por cento, apesar do rastreamento ter fornecido a informaçäo de que, a partir de 1 por cento de concentraçäo de paraformaldeído, havia indícios de açäo esterilizante. A escolha da concentraçäo acima da mínima provável foi uma forma de garantir resultados satisfatórios num investimento final. Näo foram considerados na análise, os tubos turvos onde näo se visualizaram os microrganismos testes. Conclui-se que, segundo a metodologia utilizada, o paraformaldeído apresentou atividade esterilizante satisfatória na concentraçäo testada de 3 por cento por um período de exposiçäo de 4h a 50 graus C.