Esquizofrenia: abordagens conceituais apontadas por enfermeiros e médicos da Grande Florianópolis e identificadas nos autores de enfermagem psiquiátrica

Publication year: 1985

Este é um estudo exploratório descritivo cujo objetivo foi:

identificar e listar as abordagens de esquizofrenia apontadas por médicos e enfermeiros que trabalham em Hospitais Psiquiátricos da Grande Florianópolis, com relaçäo a definiçäo de comportamentos e tratamentos de pacientes esquizofrênicos. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário baseado na proposta das abordagens para doença mental elaborado por JACCARD em 1981, aplicado a 10 enfermeiros e 22 médicos que compöem a populaçäo destes profissionais em duas intituiçöes psiquiátricas da Grande Florianópolis. O levantamento bibliográfico foi feito a partir do fichamento de livros e artigos de enfermagem psiquiátrica publicados na literatura internacional e brasileira que foram sistematizados e agrupados de acordo com a abordagem apresentada.

Foram obtidos os seguintes resultados:

Quanto a populaçäo: Todos os sujeitos do estudo caracterizam a esquizofrenia em um posicionamento multiacial. Ficou evidenciado também, que das 75 publicaçöes analisadas 2 autores, publicados na literatura internacional, posicionaram-se segundo o alinhamento e a coerência proposta pelo marco de referência teórico. Os demais autores estäo distribuídos por combinaçöes de abordagens que incluem mais de uma escola de pensamento ou, de seus relatos, näo é possível extrair uma posiçäo definida.