Publication year: 1995
A necessidade de compreender o significado da nutriçäo parenteral para o cliente no contexto hospitalar, surgiu das nossas inquietaçöes diante do cuidado de enfermagem.Pretendemos entender os sentimentos e comportamentos dos clientes, a participaçäo da família, de modo a perceber, com nitidez as interpretaçöes que eles faziam da nutriçäo parenteral como tratamento. Realizaram-se observaçöes participantes, entrevistas e anotaçöes de campo junto a sete clientes hospitalizados, que se encontravam sob nutriçäo parenteral.
O sentido das investigaçöes foi centrado na indagaçäo:
como você está se sentindo com a nutriçäo parenteral? Os sentimentos relacionados com o episódio da hospitalizaçäo também foram tidos como importantes e considerados na estruturaçäo do presente estudo. Os dados foram agrupados em duas temáticas:
relativamente ao contexto sócio-econômico-cultural do cliente e com relaçäo ao enfrentamento da pessoa em estado mórbido, tal que necessite da estada em hospital. Os dados foram analisados numa abordagem interacionista, mostrando as dificuldades enfrentadas pelos clientes na assistência hospitalar, como percebiam eles a nutriçäo parenteral e que significados eram atribuídos a essa terapêutica. O estudo revelou os sentimentos, comportamentos e atitudes relacionados aos aspectos biológico, emocional e sócio-cultural do cliente, ligados à nutriçäo parenteral, demonstrando, também as limitaçöes impostas ao cliente sob esse tratamento, bem como as dificuldades na assistência de enfermagem, evidenciando, enfim, que as interpretaçöes do cliente e da família, foram operadas a partir da interaçäo social com a equipe de enfermagem