Evidenciando o pensar para rever o fazer em enfermagem: concepçöes dos usuários do Centro de Saúde do Guamá sobre saúde-doença e práticas populares de saúde-doença

Publication year: 1995

O estudo propöe-se desvendar as concepçöes de saúde-doença de usuários do Centro de Saúde do Guamá, identificar e discutir o que pensam e o que sentem sobre as práticas populares por eles usadas e apontar algumas pistas para rever o fazer enfermagem na Unidade Básica de Saúde para melhor atender as concepçöes e expectativas desses usuários. O estudo foi desenvolvido junto a quinze usuários. A amostra foi do tipo conveniência. Dentre os enfoques de pesquisa optamos pelo qualitativo. Realizamos uma entrevista semi-estruturada e esclarecemos alguns pontos obscuros com a realizaçäo de discussöes de grupo com os informantes o que facilitou a categorizaçäo dos achados. Foi utilizada a análise de conteúdo para a análise dos dados.

Os quinze usuários e a pesquisadora constituíram juntos as seguintes temáticas:

a) Temática I - Saúde-doença e b) Temática II - Práticas populares de saúde-doença. Tais práticas populares evidenciaram o elo entre o saber oficial e o saber popular vivenciado pela sociedade guamaense. Associado a isso, executamos um confronto entre as concepçöes de saúde-doença e as práticas populares de saúde, que revelaram a cultura como um dos fatores determinantes desse processo.