Acompanhamento dos três primeiros meses pós tratamento cirúrgico do câncer de mama: estudo das complicaçöes e intercorrências associadas ao edema de braço

Publication year: 1998

O propósito deste estudo foi identificar complicaçöes, intercorrências e aparecimento de edema pós cirurgia por câncer de mama, além de verificar fatores que poderiam estar predispondo ao linfedema do braço do lado operado. Trata-se de um estudo descritivo, prospectivo e de abordagem quantitativa. A populaçäo constou de 17 mulheres submetidas à cirurgia unilateral por câncer de mama, em um hospital-escola. A coleta de dados se deu através do acompanhamento semanal de cada sujeito, nos três meses pós-cirurgia. O edema apareceu em 11 mulheres, sendo em nove de grau leve e em duas de grau moderado. É importante lembrar que mesmo o edema leve poderá tornar-se grave se näo tratado, devidamente. Observou-se entre as mulheres com edema, complicaçöes, intercorrências, e outras variáveis.

Houve correlaçäo do edema com:

limitaçäo de amplitude de movimento; näo realizaçäo de exercícios com o braço; radioterapia e/ou quimioterapia; doença em estágio avançado; obesidade; cirurgia radical modificada e do lado näo dominante; secreçäo no local cirúrgico ou na inserçäo do dreno e presença de dor. Os resultados revelam a importância do acompanhamento de enfermagem no pós-operatório de cirúrgia por câncer de mama, e a necessidade de um melhor preparo dos profissionais para a orientaçäo de pacientes, com o objetivo de prevenir o linfedema.