O discurso sobre planejamento familiar em grupos educativos desenvolvidos em unidades básicas de saúde no município do Rio de Janeiro

Publication year: 1999

Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tipo estudo multi-casos, cujo objeto é o discurso de mulheres - enfermeiras e clientes - no contexto de grupos educativos de planejamento familiar. Tais grupos acontecem em unidades da rede básica de saúde, ligadas à Secretaria Municipal do Rio de Janeiro, localizadas na zona oeste do município e seguem as orientações do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher - PAISM. A metodologia do estudo incluiu observação participante, entrevistas semi-estruturadas e análise de documentos. Foram observados 6 grupos, entrevistadas 21 clientes e 6 enfermeiras.

A análise das falas das mulheres revelou que os principais aspectos orientadores de suas escolhas em direção aos métodos contraceptivos modernos estão relacionados com:

o discurso ambíguo sobre o planejamento familiar, adotado pelo Estado antes do PAISM, favorecendo a difusão do pensamento neo-malthusiano entre os profissionais de saúde; o discurso médico (de enfermagem) sobre o corpo da mulher e o discurso cristão sobre sexualidade e papéis masculino e feminino no casamento.