Contribuiçäo ao estudo do conhecimento de atendentes de enfermagem de berçario a respeito de suas atribuiçöes no aleitamento natural do recém-nascido normal

Publication year: 1983

Estudo sobre o conhecimento de atendentes de enfermagem, que trabalham em unidades de atendimento de recém-nascidos normais, do município de Säo Paulo, a respeito das atribuiçöes no aleitamento natural de recém-nascido normal, objetiva: a) verificar o conhecimento que a atendente de enfermagem tem sobre a quem compete as atribuiçöes relacionadas ao aleitamento natural; b) verificar o grau de segurança que elas têm quando as executam ou se tivessem que executá-las e c) oferecer elementos iniciais para programas de treinamento à atendente de enfermagem de berçário, visando o estímulo ao aleitamento natural. Duzentos e quatro atendentes de enfermagem de berçário de maternidades do município de Säo Paulo foram entrevistadas, tendo sido utilizado para coleta de dados formulário estruturado.

Foram consideradas as seguintes variáveis independentes:

tipo de unidade de atendimento ao recém-nascido normal, razäo entre o número destes e o de atendente de enfermagem em cada berçário, presença de enfermagem em berçario, ecperiência destas com o aleitamento de seus próprios filhos e treinamento prévio para executar as atribuiçöes. As atendentes de enfermagem de berçário de modo geral, reconhecem como suas muitas das atribuiçöes no aleitamento natural de recém-nascido normal, mas sugerem outros membros da equipe de cuidados do recém-nascido normal executem as atribuiçöes que exigem conhecimentos mais amplos. Elas sentem-se inseguras quando têm de executar as atribuiçöes que exigem conhecimentos mais profundos de fisiologia da amamentaçäo e de técnicas. Isto indica que as atendentes de enfermagem de berçário näo estäo adequadamente preparadas para estimular o aleitamento natural. Deve, assim, haver treinamento de atendente de enfermagem de berçario no que se refere ao estímulo ao aleitamento natural e periódica atualizaçäo desses conhecimentos. O processo todo deve ser continuadamente supervisionado. Com esta finalidade, o quadro de pessoal de enfermagem deve ser prenchido e o sistema de alojamento conjunto implantado.