A trajetória profissional dos egressos do curso de auxiliar de enfermagem de um Hospital Escola

Publication year: 2000

O objetivo do presente estudo foi identificar a demanda de egressos do curso de auxiliares de enfermagem do Centro de Formaçäo e Aperfeiçoamento em Ciências da Saúde - Instituto do Coraçäo - F.E.J. ZERBINI (CeFACS) que compöem o quadro de pessoal do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de Säo Paulo, bem como caracterizar a trajetória destes profissionais formados no período de 1988 a 1998. A amostra estudada foi constituída de 132 auxiliares de enfermagem que trabalham no Instituto do Coraçäo do HCFMUSP e o instrumento adotado para coleta de dados foi um questionário, com três questöes fechadas e uma aberta. Os resultados do estudo realizado com os auxiliares de enfermagem egressos do curso auxiliares de enfermagem do CeFACS, conduziram às conclusöes: 51,9 porcento dos egressos trabalharam no Complexo HCFMUSP e 33,8 porcento ainda trabalham na Instituiçäo. A unidade hospitalar que absorveu a maior demanda de egressos do curso foi o Instituto do Coraçäo da FMUSP.

Os resultados indicaram que:

77 porcento säo do sexo feminino, 70 porcento na faixa etária entre 19 e 40 anos, 55 porcento da raça branca, 48,5 porcento naturais da cidade de Säo Paulo, 38 porcento casados e 35 porcento solteiros.

A trajetória profissional pode ser assim descrita:

30 porcento concluíram o segundo grau, 36 porcento fizeram curso de atualizaçäo e reciclagem e 21 porcento participaram de programa de treinamento; 12 porcento completaram a formaçäo para técnico de enfermagem, 8 porcento concluíram a graduaçäo em enfermagem. Verificou-se que 95,9 porcento dos egressos exercem atualmente a funçäo de auxiliares de enfermagem, 2,1 porcento säo enfermeiros e 2,1 porcento mantêm-se na funçao anterior ao curso. A área de atuaçäo dos egressos se concentram nas unidades de internaçäo 38 porcento, nas unidades de terapia intensiva 24,7 porcento e na unidade de emergência 11,3 porcento. Quanto a percepçäo dos egressos sobre a contribuiçäo do curso para a sua trajetória profissional, apontaram a prevalência na aquisiçäo de conhecimentos técnicos científicos, seguida de segurança profissional, realizaçäo pessoal, profissional e financeira