Diagnósticos de enfermagem em clientes internadas em unidade médico-cirúrgica

Publication year: 2001

Este trabalho, descritivo-exploratório, teve como objetivo identificar os diagnósticos de enfermagem segundo a natureza e freqüência em pacientes de uma unidade médico-cirúrgica de um hospital-escola da cidade de Londrina. Entrevista e exames físicos de 60 pacientes de unidade de internaçäo de mulheres forneceram os dados para formular os diagnósticos segundo a classificação da North American Nursing Diagnosis Association (NANDA). A idade média da amostra foi de 49,7 (+ ou- 19,0 de desvio padräo) anos; a escolaridade média, de 3,4 (+ ou- de desvio padräo) anos e o tempo médio de internaçäo à coleta dos dados foi de (+ ou - 0,7 de desvio padräo) dias. O instrumento utilizado na coleta dos dados constou de um roteiro construído a partir dos 11 Padröes Funcionais de Saúde propostos por GORDON (1994). Os diagnósticos foram estabelecidos por consenso entre quatro pesquisadores sobre diagnósticos de enfermagem e com experiência em enfermagem médico-cirúrgica. Identificaram-se 338 diagnósticos em 49 categorias diferentes. A média foi de 5,6 (+ ou - 2,6 de desvio padräo) diagnósticos, variando de 1 a 13 por doente.

Dezenove categorias foram identificadas para no máximo 10 porcento da amostra:

risco para infecçäo (58,3 porcento), dor (50 porcento), constipaçäo (41,6 porcento), intolerância à atividade (35 porcento), distúrbio no padräo de sono (28,3 porcento), mobilidade física prejudicada (26,6 porcento), fadiga (25,0 porcento), padröes de sexualidade alterados (23,3 porcento), ansiedade (23,3 porcento), risco para manejo ineficaz do tratamento (20,0 porcento), risco para trauma (20,0 porcento), risco para integridade da pele prejudicada (18,3 porcento), enfrentamento individual ineficaz (18,3 porcento), nutriçäo alterada: mais do que as necessidades corporais (11,6 porcento), comunicação verbal prejudicada (11,6 porcento), incontinência urinária (10,0 porcento), excesso de volume de líquidos (10,0 porcento), nutriçäo alterada: menos do que as necessidades corporais (10,0 porcento).

Os padröes funcionais de saúde que obtiveram maior freqüência de diagnósticos foram:

percepçäo e controle da saúde, com 28,1 porcento dos 338 diagnósticos formulados, atividade-exercício, com 19,8 porcento e nutricional-metabólico, com 19,5 porcento. Considerando que o diagnóstico expressa necessidade de cuidado, os resultados deste estudo mostram que há diversidade na qualidade dessas necessidades na amostra estudada, o que exige ampla gama de conhecimentos e habilidades em...