Prevenção do câncer cérvico-uterino em uma Unidade Básica de Saúde: estratégias para atuação de enfermagem

Publication year: 2002

O câncer do colo do útero é considerado uma neoplasia que pode ser prevenida e curada, quando detectada em sua fase inicial. Neste sentido, o Programa Nacional de Controle do Câncer do Colo do Útero (PNCCCU), realiza o exame Papanicolau como forma de rastreamento desta doença. A inexistência de um PNCCCU em uma Unidade Básica de Saúde, constitui-se motivo para realização desta pesquisa, que objetivou implantar o Programa Nacional de Controle do Câncer do Colo do Útero em uma Unidade Básica de Saúde e apresentar estratégias para desenvolvimento das atividades, a partir dos depoimentos das usuárias, voltados para a efetivação e continuidade do Programa implantado na Unidade Básica de Saúde. A pesquisa do tipo exploratório-descritiva foi realizada em uma Unidade Básica de Saúde na cidade de João Pessoa. A população foi constituída de mulheres atendidas na Unidade, e a amostra constou de 28 mulheres que aceitaram participar da pesquisa.

Utilizamos a entrevista em dois momentos:

antes e depois da realização do exame preventivo para câncer cérvico-uterino. Iniciamos a análise dos dados com a caracterização do grupo do estudo e a seguir analisamos os depoimentos das participantes através da análise de conteúdo de Bardin, considerando as fases de pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, com a inferência e a interpretação das sete categorias, extraídas de expressões do instrumento.

Estas categorias foram:

informações sobre a existência do serviço; motivos da procura do serviço; orientações antes do exame; realização do exame Papanicolau; necessidades de orientações; condição emocional durante a realização do exame Papanicolau; e atendimento do serviço. Cada categoria foi contemplada com quatro a oito subcategorias das falas mais expressivas das mulheres do grupo do estudo. A partir da análise de cada categoria, com as subcategorias mais evidentes, elaboramos estratégias, com vistas à melhoria da qualidade da assistência às mulheres que comparecem à unidade para serem assistidas nesse Programa, buscando a continuidade e efetivação do mesmo