Ocorrências éticas com pessoal de enfermagem de um hospital do município de Säo Paulo

Publication year: 2002

Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e de abordagem quantitativa, em que foram utilizadas as sugestöes metodológicas de Gil (1994), Duverger (1962), Goode & Hatt (1997) e Kerlinger (1980). Nessa pesquisa, foram utilizados cento e catorze registros de ocorrências (infraçöes) éticas levantadas pela comissäo de ética de enfermagem da instituiçäo, campo do estudo, no período de 1995 a 2001.

Os objetivos foram:

1) caracterizar os profissionais de enfermagem envolvidos em ocorrências éticas; 2) identificar as falhas cometidas, as causas de erros, as providências tomadas e casos de reincidências; 3) correlacionar as falhas com as características dos profissionais envolvidos. O instrumento para a coleta de dados foi uma ficha especialmente preparada.

Resultados:

1) a maioria das ocorrências éticas foi praticada por pessoas do sexo feminino, da faixa etária predominante de 30 a 39 anos. 2) Os auxiliares de enfermagem foram responsáveis pelo índice mais expressivo de ocorrências éticas. 3) Detectou-se maior incidência de erros durante o dia. 4) A principal causa de ocorrências foi a negligência, seguida da imprudência, imperícia, induçäo ao erro e omissäo. 5) O tipo de falha técnica mais freqüentemente observado foi o erro no preparo e/ou administraçäo de medicamentos. Este estudo, longe de haver esgotado as questöes éticas que permeiam a prática de enfermagem, visa contribuir para a compreensäo dessas questöes que envolvem a prática cotidiana de enfermagem e alertar os profissionais para previnir eventos dessa natureza