Instrumento para classificaçäo de recém-nascido de acordo com o grau de dependência

Publication year: 2002

A enfermagem neonatal acompanha o processo de enfermagem e demonstra através de diagnósticos específicos como este processo se aplica ao recém-nascido e sua família. Enfatiza os cuidados que devem ser realizados pelos familiares e considera o papel que a cultura pode ter nas necessidades ou anseios de um paciente. A assistência de enfermagem neonatal deve basear-se num sistema que garanta cuidados contínuos e de complexidade crescente em relaçäo proporcional ao nível de risco do neonato. A determinaçäo do risco de cada paciente, em cada momento do processo assistencial, permite alocar recursos adequados às necessidades de forma eficiente. Desta maneira, para cada momento, desde o nascimento até a alta neonatal, devem ser definidas e planejadas as atividades assistenciais, considerando: o nível e a área de cuidado, os recursos humanos e as normas e procedimentos a serem utilizados. O presente estudo objetivou adequar e aperfeiçoar o instrumento para classificaçäo de pacientes em unidade neonatal proposto por Toledo & Fugulin (2000) de acordo com as necessidades assistenciais de enfermagem e validaar o conteúdo deste instrumento com os juízes especialistas.

Para compor o instrumento foram consideradas áreas de cuidado:

Termorregulaçäo, Peso, Atividade Espontânea, Reação à Estímulos, Cor da Pele, Tonicidade, Nutrição e Hidrataçäo, Eliminaçöes, Oxigenaçäo, Integridade Cutâneo-Mucosa, Cuidado Corporal, Controle de Sinais Vitais, Controle de Sondas e Drenos, Controle de Catéteres, Terapêutica medicamentosa, Educaçäo à Saúde. Cada uma destas áreas possui gradaçäo de 1 a 3, apontando a intensidade crescente de complexidade assistencial. O neonato é classificado em todos os indicadores em um dos 3 níveis que melhor descreva sua situaçäo. Para a validaçäo do conteúdo foi aplicada a técnica Delphi em 2 fases. Participaram como juízes 5 profissionais da área de enfermagem obstétrica e neonatal que atuam junto a instituiçöes assistenciais ou vinculados a Hospital-Escola.

Os resultados obtidos mostraram concordância dos juízes quanto à:

manutençäo das 16 áreas de cuidado no instrumento; pertinência e clareza das áreas de cuidado e a existência de nível de complexidade assistencial crescente