Publication year: 2003
Trata-se de um estudo de caráter epidemiológico, tipo coorte, prospectivo, realizado no Serviço de Cirurgia do Aparelho Digestivo (CAD), em dois hospitais gerais de ensino, da cidade de Säo Paulo.
Teve por objetivo geral:
desenvolver um índice preditivo de risco, para a infecçäo do sítio cirúrgico (ISC), em pacientes submetidos à cirurgia do aparelho digestivo e comparar sua capacidade preditiva com o índice de risco do National Nosocomial Infection Surveillance (NNIS). Os objetivos específicos foram:
determinar a incidência de infecçäo do sítio cirúrgico intra-hospitalar e após a alta, avaliar os possíveis fatores de risco para ISC: idade, sexo, procedimento cirúrgico realizado, condiçäo de realizaçäo da cirurgia, condiçäo clínica do paciente (Sociedade Americana de Anestesiologia - ASA), obesidade (Índice de Massa Corpórea - IMC), presença de neoplasia, classificaçäo da ferida operatória, duraçäo do procedimento cirúrgico, uso de antibioticoterapia, permanência pré-operatória, gravidade da doença de base do paciente, uso de anestesia, cirurgia laparoscópica, além de validar o índice de risco NNIS e compará-lo com o modelo alternativo. Todos os pacientes submetidos a CAD, no período de agosto de 2001 a março de 2002 foram acompanhados, de acordo com os critérios estabelecidos pela metodologia NNIS, durante a internaçäo e após a alta hospitalar, até o trigésimo dia da data da cirurgia, por retorno ambulatorial e contato telefônico. No período do estudo, obteve-se uma incidência global de ISC de 24,5 porcento; foram notificadas 149 ISC, sendo 33 (22,1 porcento) durante a internaçäo e 116 (77,9 porcento) após alta hospitalar. Considerando, apenas a incidência intra-hospitalar da ISC, esta foi apenas 5,4 porcento. Em relaçäo aos possíveis fatores de risco para ISC, estiveram associados à sua ocorrência na análise univariada: unidade, obesidade, risco cirurgia, duraçäo ajustada, cirurgia laparoscópica, potencial de contaminaçäo, anestesia e o uso de antibiótico. Todas estas variáveis mostraram-se estatisticamente significativas à ocorrência da ISC, p<0,05. Para a análise multivariada, pela regressäo logística foram incluídas todas as variáveis que apresentaram um valor de p<0,20: unidade, obesidade, risco cirurgia, duraçäo ajustada, cirurgia laparoscópica, potencial de contaminaçäo, anestesia, uso de antibiótico, tipo de cirurgia. No entanto, perderam a significância estatística: unidade, anestesia, uso de antibiótico,...