Tecnologia educacional: produçäo e avaliaçäo do site escala de pessoal de enfermagem

Publication year: 2003

O presente trabalho trata do desenvolvimento de software educativo para o ensino do tema escala de pessoal de enfermagem. O desenvolvimento do hipertexto, publicado via Internet, foi desenvolvido com o objetivo de oferecer subsídios para ao aluno de graduaçäo e para o enfermeiro gerente de recursos humanos. Aborda aspectos trabalhistas, legais e humanos fundamentais para o profissional enfermeiro.

Etapas metodológicas do desenvolvimento:

revisäo bibliográfica; organizaçäo da rede semântica; organizaçäo do hipertexto a partir dos nós de conteúdo; definiçäo do design das telas e imagens; elaboraçäo da simulaçäo; planejamento do banco de dados. Para coleta de dados convidamos docentes de Administraçäo em enfermagem e alunos de graduaçäo das escolas públicas de enfermagem de Säo Paulo. A avaliaçäo fez-se por meio de formulário eletrônico no próprio site.

Principais resultados:

o site recebeu aprovaçäo da maioria dos participantes. A média de aprovaçäo, somando os critérios excelente e satisfatório, foi de 70 porcento das respostas.

Algumas vantagens do recurso tecnológico säo:

disponibilidade de conteúdo aos graduandos e profissionais, possibilidade do aluno de realizar simulaçäo; possibilidade dos alunos estudar nos momentos oportunos; o programa informa ao professor os registros dos exercícios simulados