Publication year: 2003
A exposiçäo ocupacional a material biológico é uma das questöes mais proeminentes na área da Saúde e Segurança Ocupacional, pois coloca o profissional de saúde em risco de adquirir infecçöes transmitidas por via sanguínea. Há mais de uma década, esforços têm sido dirigidos para incentivar as medidas preventivas, denominadas, inicialmente, precauçöes universais (PU) e, posteriormente, precauçöes-padräo (PP). Entretanto, universalmente estudos têm demonstrado níveis insatisfatórios de adesäo às recomendaçöes das PP.
A revisäo da literatura aponta para a análise dos fatores que interferem na tomada de decisäo dos profissionais de saúde baseada em três dimensöes:
indivíduo, trabalho e organizaçäo. Fundamentados nessa premissa, desenvolvemos um modelo teórico explicativo da adesäo às precauçöes-padräo para identificar a influência dos fatores individuais, relativos ao trabalho e organizacionais. A aplicaçäo desse modelo em 270 profissionais médicos e de enfermagem de um hospital universitário revelou importantes diferenças entre os dois grupos profissionais:
(1) os profissionais de enfermagem relataram níveis significativamente maiores de adesäo às recomendaçöes para "seguir as PP com todos os pacientes", "lavar as mäos após retirar luvas", "usar avental protetor", e ao conjunto de itens relacionados à manipulaçäo e descarte de objetos perfurocortantes; (2) os profissionais de enfermagem relataram perceber mais intensamente os aspectos organizacionais de apoio a adoçäo das precauçöes-padräo; (3) os fatores individuais, relativos ao trabalho e organizacionais explicaram 38,5 porcento do índice global de adesäo; (4) o índice global de adesäo foi explicado por pertencer ao grupo profissional de médicos; ter recebido treinamento em PP; perceber menos intensamente os obstáculos para seguir as PP; perceber mais intensamente a carga de trabalho, o feedback das práticas de segurança, e as açöes gerenciais de apoio à segurança. Os resultados obtidos possibilitaram a discussäo de um programa para o gerenciamento dos riscos ocupacionais relacionados à exposiçäo a material biológico cujas diretrizes foram assim definidas:
(1) educaçäo para consciência; (2) controle de engenharia; (3) controle das práticas de trabalho