Formação de nível técnico em enfermagem para o SUS: um olhar para o idoso
Publication year: 2006
Este estudo tem como objeto a formação que o profissional de nível técnico em enfermagem recebe em relação ao envelhecimento humano visando sua atuação no SUS. Foi desenvolvido com os objetivos de identificar habilidades e conteúdos a serem priorizados sobre o envelhecimento humano nesta formação, descrever a concepção de saúde e perfil profissional que a instituição formadora considerou ao conceber o currículo e analisar o preparo dos professores enfermeiros para abordarem este conteúdo. A pesquisa é de abordagem qualitativa do tipo descritivo, tendo, como cenário, duas escolas de educação profissional de nível técnico que implantaram o projeto PROFAE/MS no estado do RJ, sendo uma de natureza pública e outra privada.
Os sujeitos da pesquisa foram:
a coordenadora do curso e as instrutoras que abordaram o conteúdo sobre o idoso em sala de aula, sendo as informações colhidas por meio de entrevista semi-estruturada. Outra fonte de dados foi o Projeto Político Pedagógico da instituição formadora, cujos dados foram colhidos por meio de pesquisa documental. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdos, dos quais emergiram 4 categorias: concepção sobre processo saúde-doença, SUS, envelhecimento humano e perfil do profissional a ser formado. As discussões destas categorias se deram à luz da abordagem dialética, evidenciando as contradições inerentes à dinâmica social brasileira. Em todo estudo foi implementado os procedimentos éticos preconizados pela Resolução 196/96. Os resultados apresentados foram de que ainda perdura, na formação deste profissional, a visão do modelo biomédico, com ênfase na doença e no atendimento hospitalar...
The object of this study is nursing technical level professional education, related to human aging, and their performance in public health care system.