Enfermerias da Força Expedicionária Brasileira no front do pós-guerra: o processo de reinclusão no serviço militar ativo do exército (1945-1957)

Publication year: 2012

Estudo histórico-social, que tem como objeto: o processo de reinclusão de enfermeiras da Força Expedicionária Brasileira (FEB) no Serviço Militar Ativo do Exército, após o término da Segunda Guerra Mundial.

Objetivos:

descrever as circunstâncias que antecederam o processo de reinclusão de enfermeiras da FEB no Serviço Militar Ativo do Exército, após o término da Segunda Guerra Mundial; analisar as estratégias empreendidas por elas para serem reincluídas no Serviço Militar Ativo do Exército; e discutir a reinclusão dessas enfermeiras no Serviço Militar Ativo do Exército. As fontes primárias se constituíram de documentos escritos, orais e iconográficos, enquanto que as fontes secundárias, de acervo bibliográfico existente sobre a referida temática. Os achados foram classificados, contextualizados e analisados à luz da Teoria do Mundo Social de Pierre Bourdieu e dos estudos sobre a História das Mulheres de Michelle Perrot. Os resultados evidenciaram que, na história da profissão de enfermagem, as enfermerias da FEB representam o primeiro grupamento feminino que foi oficialmente incorporado às Forças Armadas Brasileiras...