A família vivenciando o cuidado de um ente com sequelas do acidente vascular cerebral no domicílio

Publication year: 2012

Após a hospitalização oitenta por cento dos indivíduos acometidos pelo acidente vascular ce - rebral necessitam de cuidados continuados no domicílio, tornando estes locais espaços de atenção em saúde na perspectiva de uma nova lógica de atenção centrada na humanização do cuidado. Esta prática revela a família cuidando dos seus membros.

O estudo teve como objeto a compreensão da dinâmica familiar na experiência de cuidar de um ente com sequelas do acidente vascular cerebral no domicílio e como objetivos:

compreender a experiência da famí - lia que vivencia o cuidado domiciliar de um ente com sequelas do acidente vascular cerebral; identificar nas interações familiares o significado que a situação de cuidar no domicílio gera na dinâmica familiar; discutir o contexto, as ações/interações, os fatores intervenientes e os resultados da experiência da família de cuidar no domicílio de um ente com sequelas do aci - dente vascular cerebral e propor teoria explicativa que elucide a situação fenomênica que en - volve a família e o cuidado do ente convalescido. Foi adotada a abordagem qualitativa tendo o interacionismo simbólico como referencial teórico e a teoria fundamentada nos dados como método. Após aprovação do comitê de ética em pesquisa, a coleta de dados foi realizada com vinte e cinco familiares cuidadores atendidos pelas estratégias de saúde da família em um município do Norte Fluminense. Os dados foram produzidos através da entrevista semi-estru - turada em profundidade e por meio da codificação que gerou códigos preliminares subcatego - rias, categorias e o fenômeno central.

Foi apresentada a tese:

A ação da enfermagem é peça fundamental para a efetivação do cuidado no domicílio realizado pelos familiares cuidadores ao ente acometido pelo acidente vascular cerebral considerando a complexidade do ato/atitude de cuidar. A enfermagem é considerada, neste estudo, como profissão essencial no apoio ao enfrentamento salutar desta vivência. (AU)