Representações sociais de qualidade de vida por idosos: contribuição para o cuidado de enfermagem

Publication year: 2017

Representações sociais (RS) sobre qualidade de vida de idosos.

Objetivos:

Identificar as RS construídas por idosos sobre qualidade de vida (QV); Analisar as práticas de cuidado adotadas pelos idosos, relacionadas à QV; Verificar relações existentes entre as ações promovidas em prol de um envelhecimento ativo e as RS dos idosos sobre a QV; Discutir as implicações das RS construídas pelos idosos para as ações de promoção da saúde e QV.

Método:

Pesquisa qualitativa, exploratória, analítica e explicativa, com abordagem processual da Teoria das Representações Sociais.

Técnicas de produção de dados:

observação participante; questionário sobre dados sócio-demográficos; entrevista em profundidade. Participaram 30 idosos do Programa Academia Carioca de Saúde de uma Clínica da Família do Rio de Janeiro. A análise das entrevistas foi pelo software Alceste e os dados sociodemográficos por estatística descritiva e percentual. O software gerou cinco classes lexicais.

Resultados:

As RS de QV se constroem sustentadas nos determinantes sociais de saúde, nas condições de alimentação, moradia, financeira e social, elementos esses que vêm ao encontro do discurso da produção social da saúde. Possuem uma visão global e holística e as práticas de cuidado à saúde evidenciam uma atitude ativa frente ao envelhecimento, com intuito de prevenir ou amenizar as consequências de agravos das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).

Conclusão:

As atividades físicas e sociais ocorridas no grupo promovem melhorias nas condições de saúde física, psicológica e social, com mudanças positivas nas atitudes frente a QV e bem-estar com ações preventivas e de cuidado de si. Demonstrou-se a importância da aplicabilidade das Políticas Públicas de Saúde em benefício da população idosa. O Programa Academia Carioca de Saúde enquadra-se como colaborador para diminuir a mortalidade por DCNT.(AU)