O modelo teórico do Intuir Empático na formação do estudante de enfermagem: orientando o cuidado em saúde mental e produzindo metamorfose

Publication year: 2016

Desde o seu surgimento até o presente, o ensino de enfermagem em saúde mental acompanha as transformações que ocorrem na assistência em saúde mental ao longo dos anos. Atualmente, o grande desafio é formar enfermeiros de acordo com os princípios da reforma psiquiátrica e do paradigma psicossocial. Neste sentido, o modelo teórico do Intuir Empático surge como uma teoria para fundamentar o cuidado de enfermagem em saúde mental na perspectiva deste paradigma.

O presente estudo teve como objetivos:

Descrever a experiência de implementação do modelo teórico do Intuir Empático pelos estudantes de enfermagem no cuidado de enfermagem em saúde mental; Compreender o significado dessa experiência para os estudantes; e Analisar a implementação do modelo teórico pelos estudantes. Participaram do estudo 23 estudantes do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). O cenário da pesquisa foi o Departamento de Enfermagem da UFES e o Centro de Atenção Psicossocial. O caminho metodológico foi orientado pelo referencial teórico do Interacionismo Simbólico e referencial metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados.

Para a produção dos dados foram utilizados:

entrevista aberta, observação participante e memorandos. Após a produção dos dados, estes foram codificados, gerando 04 categorias e 02 fenômenos dos quais emergiu um fenômeno central: O modelo teórico do Intuir Empático na formação do estudante de enfermagem; orientando o cuidado em saúde mental e produzindo metamorfose. Ao desenvolver o cuidado ao paciente, os estudantes foram norteados pelos conceitos do modelo teórico, cuja aplicação no cuidado favoreceu a superação de estigmas e preconceitos em relação ao paciente, a aquisição de habilidades de relacionamento interpessoal, o aprimoramento da comunicação, a superação das dificuldades para desenvolver o cuidado e a identificação e atendimento das necessidades dos pacientes.(AU)