Processo de enfermagem na gerência do cuiado em uniade onco-hematológica: reverberação na ecologia da ação

Publication year: 2011

O objeto de estudo desta Tese compreende estratégias para implementação do processo de enfermagem como instrumento para a gerência do cuidado de enfermagem, considerando sua aplicabilidade em uma unidade onco-hematológica. O Processo de Enfermagem (PE) compreende um processo intelectual para que o enfermeiro possa fundamentar e organizar assistência prestada, sendo, assim, uma das ferramentas para nortear a gerência do cuidado. A gerência do cuidado de enfermagem, então, é capaz de gerar ferramentas para que o enfermeiro possa organizar, planejar, coordenar, delegar ou prestar os cuidados necessários da melhor maneira possível, empregando competências técnicas, intelectuais e cognitivas para supervisionar, prever e prover recursos, capacitar a equipe, educar a pessoa, família ou comunidade, interagir com outros profissionais, numa esfera complexa, a favor da qualidade assistencial. Por esta razão, adota-se no estudo a noção de Complexidade proposta por Edgar Morin como referencial Teórico e filosófico.

Os objetivos do estudo são:

conhecer as situações-problema vivenciadas pelos enfermeiros para gerenciar o cuidado de enfermagem a partir do Processo de Enfermagem na prática cotidiana em unidade onco-hematológica; elaborar com os enfermeiros proposta de estratégias de ação voltadas para a implementação da gerência do cuidado pelo Processo de Enfermagem nesta unidade; e discutir os desafios e as possibilidades para implementação das estratégias de ação voltadas para a gerência do cuidado pelo Processo de Enfermagem, elaboradas pelos enfermeiros. Como metodologia, a Pesquisa Convergente-assistencial auxilia na evidência de problemas da prática cotidiana e no levantamento de estratégias com os agentes do cenário de pesquisa, a unidade de onco-hematologia do Hospital Universitário Antonio Pedro (HUAP-UFF). Seis enfermeiros da unidade (100% do quantitativo para esta categoria) participaram da pesquisa, aprovada em comitê de ética.

Três fases foram realizadas:

entrevistas individuais, grupo de discussão e validação em grupo. O processo de enfermagem é percebido pela equipe como uma estratégia que tem a função de organizar a assistência de Enfermagem, remetendo a uma função técnica gerencial das ações de Enfermagem, necessitando considerar as intercorrências cotidianas, a complexidade do cliente e ambiente. A construção de um impresso e a comunicação foram apontados como estratégias para a implementação do Processo de Enfermagem, entretanto aspectos da cultura organizacional emergem como desafios para a ecologia da ação destas estratégias. A imbuição dos participantes neste processo repercute de forma não-controlável e não-previsível no meio e no sistema do qual fazem parte. Essa reverberação afeta não só o meio, mas os próprios sujeitos, de forma recursiva e retroativa. O PE para a unidade representa uma inovação tecnológica e de trabalho que envolve múltiplos requisitos, entre eles a adesão das pessoas à inovação proposta. Isso demanda não só tempo, mas um processo com estratégias específicas para a difusão do conhecimento acerca do método, bem como os ajustes institucionais e de recursos humanos necessários. Nesse processo o envolvimento de todos os profissionais da instituição é necessário, numa atitude cooperativa, dialogada e participativa.(AU)