O Corpo Mediador do Cuidado de Enfermagem: uma epistemologia do conceito fundamentada em Wilhelm Dilthey

Publication year: 2016

Introdução:

No mestrado em Enfermagem, entre 2001 e 2003, realizou-se o estudo das concepções de corpo na Enfermagem brasileira e cujas bases literárias utilizadas foram retomadas no ano de 2012. Acrescidas de novas produções de Enfermagem sobre o corpo, estas bases destacaram duas distinções antes ignoradas: (1) os conceitos de “o corpo da enfermeira” e corpo em geral, segundo as palavras veículo, instrumento, instrumento-ação, mediação, mediador, elo de ligação e contato; (2) a centralidade temática sobre corpo e cuidado de Enfermagem não apresentou explicitações sistemáticas sobre os termos mediação e mediador. Tais focalizações levaram aos conceitos de corpo mediador e de corpo mediador do cuidado de Enfermagem, antes inexistentes. À luz da filosofia de Wilhelm Dilthey, a questão norteadora compreende a sistemática histórica e hermenêutica para uma epistemologia do conceito corpo mediador do cuidado de Enfermagem.

Objetivo:

criar uma epistemologia do conceito corpo mediador do cuidado de Enfermagem como possibilidade demonstrativa da historicidade das concepções de corpo na Enfermagem brasileira.

Método:

hermenêutico-crítico, tipo de pesquisa científico-experiencial, abordagem descritivo-analítica e análise hermenêutica, estritamente epistemológica.

Material:

108 obras selecionadas abrangeram o período de 1984 a 2014, cujas temáticas explícitas focalizavam o corpo e o cuidado de Enfermagem.

Percurso metodológico:

Pelos conceitos de Dilthey sobre nexo efetivo e nexo final, o percurso constituiu-se de três momentos analíticos interconexos, cada qual com específicos graus de complexidade analítica. Primeiro, de produção e organização dos dados em unidades analíticas. Depois de organizadas, estas unidades foram transformadas em unidades vivenciais, que foram classificadas e agrupadas em tipos vivenciais; segundo, a apreensão de unidades epistêmicas - advindas destes tipos e, de análise do nexo efetivo ou tipo epistêmico, através do uso de oito categorias históricas procedentes da filosofia de Dilthey; terceiro, a análise do nexo final realizada através destas categorias históricas.

Resultados:

a partir da extração de 2.300 unidades analíticas, transformadas em unidades vivenciais, as mesmas foram classificadas e agrupadas segundo a constituição de 16 tipos vivenciais. Destes tipos foram apreendidas sete unidades epistêmicas nas quais estão explícitas definições ou declarações sobre o que é corpo. O nexo efetivo entre estas unidades epistêmicas constituiu-se num único tipo epistêmico, coincidente com o nexo final igualmente apreendido, que é o de corpo mediador do cuidado de Enfermagem, cuja epistemologia foi a aplicação de oito categorias específicas - históricas ou hermenêuticas, de Dilthey.

Conclusão:

Pela aplicação das categorias históricas, os predicados interconexos do conceito de corpo mediador do cuidado de Enfermagem são estrutura da existência humana; matéria biológica, psíquica e social; o referente das experiências humanas no mundo; fonte do conhecimento e da história; construção sociocultural e de controle; fundamento do cuidado e razão da Enfermagem; o referente no processo e na relação de cuidado.(AU)