A Utilização de preservativos por jovens mulheres na prevenção das DST/AIDS

Publication year: 2012

Pesquisa de abordagem qualitativa descritiva, que possui como objeto de estudo a utilização de preservativo por jovens mulheres.

Questões norteadoras:

Qual a percepção que as jovens mulheres tem a respeito do uso do preservativo? Quais fatores interferem no uso consistente do preservativo entre estas jovens mulheres? Quais são os condicionantes que favorecem o uso consistente do preservativo na prevenção das DST/Aids? Objetivos: Identificar a percepção que as jovens mulheres têm a respeito do uso do preservativo; analisar os condicionantes que favorecem o uso consistente do preservativo na prevenção das DST/Aids; e, discutir o uso consistente do preservativo entre jovens mulheres. A pesquisa foi desenvolvida segundo o Modelo Teórico de Crenças em Saúde. O trabalho de campo se realizou em quatro escolas públicas localizadas no Estado do Rio de Janeiro, os sujeitos da pesquisa foram 69 jovens mulheres com idade entre 14 e 24 anos. Os aspectos éticos foram atendidos de acordo com o previsto na Resolução 196/96, sendo o estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa EEAN/UFRJ. A técnica adotada para coleta de dados foi a de entrevista semi-estruturada individual, sendo gravadas em meio magnético e transcritas na íntegra para análise. Como ferramenta para o tratamento dos dados, empregamos a técnica de análise do Discurso do Sujeito Coletivo.

O processo de análise das entrevistas nos levou a identificação de 06 categorias considerando o Modelo de Crenças em Saúde:

percepção de suscetibilidade das jovens mulheres para infecção das DST/Aids; percepção de risco das jovens mulheres quanto a não utilização do preservativo; percepção de benefícios das jovens mulheres sobre o uso do preservativo; percepção de barreiras das jovens mulheres sobre o uso do preservativo; atitudes frente ao uso / não uso do preservativo pelas jovens mulheres; sugestões das jovens mulheres para intervenções dos serviços de saúde / profissionais que poderão contribuir para utilização do preservativo. A partir da análise de cada categoria e considerando as sugestões das jovens mulheres, é possível aumentar a adesão consistente ao uso do preservativo.(AU)