Enfermagem em suporte nutricional: pesquisa qualitativa
Publication year: 2007
Nas metas do suporte nutricional, incluindo a identificação dos pacientes candidatos à prática de uma avaliação nutricional, destaca-se a capacidade de dirigir a terapêutica e conseqüentemente ministrar suporte que seja seguro e eficiente. Para isso, é importante que haja uma equipe interdisciplinar interagindo, cada qual com suas funções e responsabilidades. Suporte Nutricional tem como definição o conjunto de procedimentos terapêuticos para a manutenção ou recuperação do estado nutricional podendo ser através de uma Nutrição Oral Especializada (NOE), Nutrição Enteral (NE) ou Nutrição Parenteral (NP). Em unidades de internação de um hospital público de grande porte, observa-se a precariedade do planejamento do
cuidado de enfermagem ao cliente que faz uso do Suporte Nutricional. Uma situação constante que se encontra na assistência a esses clientes é a suspensão do tratamento devido a diversos fatores, os quais ocorrem muitas vezes por falta de avaliação e desconhecimento do enfermeiro e da equipe de enfermagem em relação à terapêutica nutricional.
O presente estudo tem como objeto o planejamento do cuidado de enfermagem ao cliente hospitalizado em Suporte Nutricional e objetiva:
descrever o planejamento da assistência ao cliente em suporte nutricional realizado pelo enfermeiro, identificar as dificuldades enfrentadas pelo enfermeiro ao cuidado a clientes em suporte nutricional, e criar modelo de planejamento da assistência ao cliente em terapia nutricional com base em procedimentos operacionais padrão (POP). O estudo de abordagem qualitativa do tipo exploratório foi desenvolvido em treze unidades de internação do Hospital Universitário Antonio Pedro da Universidade Federal Fluminense que possuem clientes em suporte nutricional, tendo como sujeitos vinte e cinco enfermeiros. A coleta de dados se deu a partir de observação participante e entrevista semi-estruturada, utilizando-se como técnica de análise, a análise de conteúdo. Os resultados apontam para uma assistência ao cliente em suporte nutricional restrita a uma ação mecânica, sem instrumentos administrativos (normas e rotinas) que favoreçam uma assistência planejada, bem como o registro do processo de cuidar deste cliente. A nutrição, tanto enteral como parenteral, se mostrou como um cuidado pouco valorizado pelos profissionais em detrimento dos demais procedimentos inerentes ao cuidar. No sentido de uma prática e cuidado ao cliente em suporte nutricional mais segura e com qualidade, criaram-se os Procedimentos Operacionais Padrão (POP), com base nos resultados desta pesquisa, relacionados à Terapia Nutricional Enteral e Parenteral. Os POPs objetivam uma normalização de condutas e a disseminação de boas práticas nas unidades de internação para uma assistência de enfermagem efetiva. A atenção à nutrição do cliente hospitalizado deve ser um fator a ser observado na instituição estudada, uma vez que a eficácia da terapia nutricional também depende das ações do enfermeiro e de sua equipe. Por ser uma atividade especializada e sujeita a complicações e riscos em todas as etapas de sua implementação, faz-se necessário o preparo tanto da instituição quanto dos profissionais para a terapêutica nutricional de qualidade
In the matter of nutricional support, including the identification of patients who are candidates to a nutricional assessment practice, is distinguished by the capacity to direct therapeutic and offers a safe and efficient support . In order for this to happen, it is important that a interdisciplinar team work together with functions and responsibilities of their own. Nutricional support has as definition a set of therapeutic procedures that maintain or recover the nutricional state that can be through an Specialty Oral Nutrition (SON), Enteral Nutrition (EN) or Parenteral Nutrition (PN). In inpatient units of a great public hospital, its common to observe precarious planning of nurse care developed to patients that use Nutricional Support. Different factors are associated to the treatment suspension of these patients, most of the times due to the lack of evaluation and knowledge expected from the nurse and its team according to therapeutic nutrition.