Proposta de um modelo de capacitação para implantação da sistematização da assistência de enfermagem: pesquisa-ação
Publication year: 2012
Trata-se da implantação da sistematização da assistência de enfermagem (SAE) em um Hospital Geral, público, de grande porte, na Baixada Fluminense, com 350 leitos especializados e de emergência, e demanda de até 600 atendimentos diários. Conta-se para tal com um quadro de 168 enfermeiros e 659 auxiliares de enfermagem dividido em plantões de 12/60 horas de descanso. De posse de tal problemática, suscitou-se a questão norteadora: Qual o modelo de implantação da SAE pode ser desenvolvido para a concretização da mesma em um Hospital Geral? E formulou-se como Objetivo geral: Testar um modelo de capacitação para implantação da SAE desenvolvido para o Hospital Geral de Nova Iguaçu num contexto de construção e pactuação coletiva.
Método:
Estudo do tipo descritivo, observacional, de abordagem quanti-qualitativa, fundada nas prerrogativas da pesquisa-ação, com adesão de 45% do público alvo.Resultados:
O pré e pós-teste geraram uma matriz de transição de respostas de incorreta para correta no aprendizado NANDA, NIC e NOC, significativa para p1 < 0,001. A formação acadêmica "Especialização" teve um efeito positivo e significativo no aprendizado, enquanto trabalhar em outra instituição, ser diarista e estar ansioso com o processo apresentou efeito negativo no aprendizado. A avaliação das oficinas pelos participantes distribuiu-se em 4 domínios, com médias gerais de pontuação: conteúdo 4,21, estrutural 4,10; didático 4,12; e auto-aproveitamento 4,08. Houve incremento na quantidade de evoluções realizadas, para os enfermeiros que participaram das oficinas 1 e 3 da ordem de 22 pontos percentuais, e os não participantes apresentaram uma variação de 0,04 pontos. Os dados de natureza qualitativa distribuíram-se nas seguintes categorias: Motivação para a oficina - aprimoramento da conduta, melhorias de condições de trabalho e convocação da chefia,; Expectativa para a implantação da SAE - individualização do cuidado, conhecimento, desafio à implantação do processo e o desenvolvimento profissional. Visão do processo de enfermagem - levantamento de problemas declarado e difícil implantação nos serviços.Conclusões:
Houve como principais produtos técnicos o estabelecimento da comissão de implantação da SAE na unidade e a construção de formulários de coleta de dados. Assim como a discussão e considerações preliminares apontaram para um aprimoramento das oficinas de capacitação como forma de ampliar a adesão ao processo de implantação da SAE no hospital
This study addresses the implementation of the Nursing Care Systematization (SAE) in a large public General Hospital, located in Baixada Fluminense (Lowlands in Rio de Janeiro), with 350 specialized and emergency beds, fulfilling a demand of up to 600 daily appointments. For such, the hospital relies on a 168 nurses and 659 nurse assistants divided into 12-hour shifts with 60-hour breaks. In light of such issue, a guiding question was raised: Which SAE implementation model may be develop in order to achieve it in a General Hospital? And the General Aim was then established: To test a qualification model for the SAE implementation for the Nova Iguaçu General Hospital in a context of collective construction and agreement.