Educação permanente na reorganização do processo de trabalho no serviço de emergência
Publication year: 2016
O presente trabalho tem como objeto de estudo a educação permanente como estratégia de reorganização do processo de trabalho, no serviço de emergência de um pronto socorro.
Seu objetivo geral foi utilizar a educação permanente como reorganizadora do processo de trabalho no serviço de emergência de um pronto socorro tendo como objetivos específicos:
Identificar as dificuldades dos funcionários do pronto socorro no seu processo de trabalho quanto ao encaminhamento de usuários ao serviço de emergência odontológica; Descrever a compreensão dos funcionários acerca do papel do odontólogo no serviço de emergência; Analisar estratégias ou formas de colaboração para atingir a integralidade da assistência e; Elaborar produtos que colaborem na educação permanente dos funcionários envolvidos no atendimento ao paciente, de acordo com a legislação específica, em prol da integridade da assistência. A metodologia utilizada foi a pesquisa convergente assistencial, tipo de pesquisaação na qual o pesquisador está envolvido em ações de assistência enquanto pesquisa. O cenário da pesquisa foi o setor de emergência de um pronto socorro localizado em São Gonçalo, cidade do Estado do Rio de Janeiro.A pesquisa contou com três etapas e os instrumentos de coleta de dados utilizados foram:
Na primeira etapa, observação participante, na segunda etapa, questionário semi-estruturado e na terceira etapa, grupos educativos; Na primeira etapa, foi construído um fluxo de encaminhamento ao setor de emergência odontológica. Na segunda etapa, construíram-se quatro categorias, após análise de conteúdo de Bardin.São elas:
1) O modelo biomédico ainda refletido no pensar e no agir, evidenciado, diante da análise das respostas, que parte dos funcionários não compreenderem trabalho em equipe multidisciplinar e ainda fazerem alusão ao modelo biomédico; 2) A odontologia do dente por dente: Código de Hamurabi e Tiradentes, revelando que a maioria dos trabalhadores atribui significado bucal ao atendimento odontológico; 3) O que estou fazendo aqui? Construindo a identidade do odontólogo. Demonstrou-se que muitos dos participantes não compreendem o papel do dentista no processo de trabalho em emergência, ao atribuírem significado fora do contexto odontológico a ele, ou mesmo não responderem admitindo não sabê-lo; 4) Construindo pontes para a integralidade, apontando que poucos participantes compreendem os conceitos da EP e sua capacidade de transformar as situações problemas no cotidiano de sua vida profissional. Na terceira etapa, os participantes foram convidados aos grupos educativos, local de diálogo, reflexão e elaboração de hipóteses de soluções, seguindo a proposta da metodologia da problematização. Nesses grupos, discutiu-se a legislação acerca do serviço de emergência, refletiu-se sobre as dificuldades em cumpri-la no serviço e construiu-se o rol de procedimentos eleitos como de urgência /emergência no pronto socorro. Concluiu-se que pouco conhecimento se tinha acerca da legislação vigente sobre o assunto e que o desconhecimento do sentido pleno de educação permanente limitava às tomadas de decisões. Porém, as soluções encontradas pelo grupo, mesmo que este não tenha se constituído uniformemente ao longo dos encontros, foram um somatório de experiências reunidas, o que proporcionou o que Agostinho chama de sabedoria à pesquisa convergente assistencial, de despertar do pensamento crítico e à política nacional de educação permanente em saúde de empoderamento
The object of study of this paper is the continuing education as a strategy to reorganize the work process in the emergency room at emergency department. The general aims of this study was to use the permanent education as a strategy to reorganize the work process in the emergency room at emergency department.