Publication year: 2013
Esta pesquisa teve como objeto:
construção do protótipo do instrumento para predizer a mortalidade da criança no pós-operatório de cirurgia cardíaca. E os objetivos:
a) identificar os indicadores relacionados ao desfecho mortalidade para construção do protótipo do instrumento; b) avaliação dos indicadores que compõem o protótipo do instrumento de maneira a predizer o risco para mortalidade da criança no pós-operatório de cirurgia cardíaca; c) construir o protótipo do instrumento como ferramenta gerencial que irá predizer os riscos para mortalidade da criança no pós-operatório de cirurgia cardíaca. Este estudo é de abordagem quantitativa. Trata-se de um estudo de coorte retrospectivo (2011 a 2013), o método utilizado foi técnica Delphi. O estudo foi desenvolvido em cinco momentos:
inicialmente foi realizado o levantamento bibliográfico para identificação dos indicadores de mortalidade na criança cardiopata, segundo momento relato a trajetória para modelagem do protótipo do instrumento, que compreendeu as seguintes fases: a) determinação do objetivo e das variáveis que serão utilizadas no protótipo do instrumento de classificação de risco, b) realização de amostragem para criação do instrumento de classificação de risco, c) coleta das variáveis nos prontuários. Terceiro momento destinou-se a construção do protótipo do instrumento de classificação de risco: verificação do grau de associação entre as variáveis coletadas; modelagem da regressão logística; obtenção do consenso entre os especialistas para a montagem do instrumento, atribuição de pesos e confecção do protótipo do instrumento. Quarto momento fase em que o instrumento foi avaliado a partir do painel de juízes, especialistas em cardiologia pediátrica na área de enfermagem e médica em instituições que realizam cirurgia cardíaca pediátrica. Quinto momento obtenção do parecer dos especialistas, foi construído um questionário, a partir dos indicadores levantados na versão preliminar do estudo. O questionário foi enviado para avaliação dos juízes, resultando na construção do protótipo do instrumento para predizer mortalidade da criança cardiopata. Os sujeitos foram enfermeiras e médicos de três hospitais polos que realizam cirurgia cardíaca pediátrica no Rio de Janeiro. Essa análise permitiu compreender de acordo com o grau de concordância estabelecido que todos os indicadores considerados críticos pelos especialistas foram elencados e, portanto, pertinentes para compor o protótipo do instrumento de risco. O protótipo do modelo foi construído com os indicadores:
pressão arterial media nas primeiras 24 horas após a cirurgia, nível de lactato nas primeiras 24 horas após cirurgia, tempo de circulação extracorpórea (CEC), valor de pH nas primeiras 24 horas após cirurgia, tempo de cirurgia e nível de lactato na saída do centro cirúrgico, valor de pH na saída do centro cirúrgico e pressão arterial media na saída do centro cirúrgico.(AU)