A prática e a formação de profissionais da estratégia saúde da Família: o desafio do cuidado integral à saúde da criança
Publication year: 2017
Este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva que problematiza a prática do profissional da Estratégia Saúde da Família (ESF), diante da linha de cuidado integral à saúde da criança, e a correlação dessa prática com a formação acadêmica.
Objetivos:
Compreender aspectos da prática profissional e a sua correlação com a formação, para efetivar a linha de cuidado integral à saúde da criança na ESF. Identificar aspectos da formação profissional relacionados com a linha de cuidado integral à saúde da criança. Analisar se as práticas profissionais contemplam a singularidade do cuidado integral à saúde da criança. Descrever potencialidades e limitações das práticas profissionais, frente à singularidade da linha de cuidado integral à saúde da criança nas unidades de ESF. Indicar estratégias para reorientações da prática profissional perante a linha de cuidado integral à saúde da criança.Metodologia:
Este trabalhou foi realizado em 2017 por meio de uma pesquisa de campo em uma unidade de ESF no município do Rio de Janeiro. A abordagem foi de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, do tipo estudo de caso. Após aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, realizou-se trabalho de campo com observação não participante e entrevistas com profissionais atuantes na ESF (médicos e enfermeiros), diretamente ligados à linha de cuidado integral à saúde da criança. Analisaram-se os dados a partir da análise temática.Resultados:
Foram geradas três categorias: Fragilidade da formação acadêmica referente à temática saúde da criança na Atenção Primária à Saúde; Desconexão entre teoria e prática frente ao cuidado integral à saúde da criança; Entre muitos limites e algumas possibilidades na efetivação de práticas resolutivas.Conclusão:
Considera-se que há um frágil preparo dos profissionais de saúde da ESF para efetivar a linha de cuidado integral à saúde da criança. Portanto, indicam-se ações de educação permanente aos profissionais para a qualificação das práticas, assim como a ampliação das discussões sobre o tema na formação acadêmica, o que poderá garantir à população infantil uma assistência resolutiva, integral e universal. Também foi construído um produto tendo por base as demandas do local, ou seja, uma proposta de complementações no prontuário eletrônico (PE) com um “guia” orientador às ações desempenhas pelos profissionais diante da linha de cuidado integral à saúde da criança
It is a descriptive qualitative research that problematizes the practice of the Family Health Strategy (ESF) professional, considering the line of integral care to the child's health and the correlation with his academic formation.