Registros de enfermagem: o planejamento dos cuidados a pacientes na hemodiálise

Publication year: 2017

Introdução:

No prontuário do paciente os registros de enfermagem constituem uma forma de comunicação entre as equipes de enfermagem e multiprofissional na área da saúde. Durante a sessão de hemodiálise são realizadas anotações dos cuidados diretos ao paciente portador de Doença Renal Crônica. No hospital cenário o Processo de Enfermagem informatizado está institucionalizado em todos os setores, com exceção do setor de hemodiálise, ainda preenchido de forma manual. O presente estudo visa demonstrar como os registros de enfermagem estão sistematizados no setor de terapia renal substitutiva constituem demonstrativos do raciocínio diagnóstico no planejamento da assistência de enfermagem atuante no serviço.

Objetivos:

analisar como a sistematização dos registros refletem as intervenções nos cuidados de enfermagem instituídos no serviço de hemodiálise, analisar como os registros levantados nos impressos institucionais refletem as intervenções de enfermagem na hemodiálise e discutir como os registros se relacionam com a linguagem diagnóstica de enfermagem preconizada como uma das etapas da sistematização exigida.

Metodologia:

estudo de abordagem quantitativa, qualitativa descritiva e exploratória, com base na pesquisa dos registros de enfermagem do setor de hemodiálise um hospital universitário de grande porte, inicialmente explanados em planilhas de sistema Excel e posteriormente analisados no Programa R. os dados pesquisados em quarenta e oito prontuários ativos nos meses de junho e julho de dois mil e dezesseis.

Resultados:

observado nos registros analisados, as anotações que indicavam os fatores relevantes necessários para que o enfermeiro realizasse o planejamento da assistência (diagnóstico e intervenções) durante as sessões de hemodiálise.

Conclusão:

Nos registros levantados foram identificados os fatores que contribuem para a formulação do planejamento de enfermagem e concluído que o enfermeiro que atua em um setor complexo tem que apresentar peculiaridades para documentar em um pequeno espaço para registro, a sistematização e os diagnósticos que não estão claramente identificados devido à falta de formulário específico, mas está implícito nas diversos registros realizados.(AU)