O uso da tecnologia assistiva no resgate da autonomia de pacientes com sequelas da HansenÃase
Publication year: 2015
Trata-se de um estudo sobre a abordagem da terapia ocupacional em nÃvel de reabilitação em saúde, cujo foco é a autonomia de pacientes com sequelas da hansenÃase.
Constituem temas desta pesquisa:
a adoção da tecnologia assistiva no processo de cuidado, a subjetividade, a autonomia do cliente.Os objetivos:
descrever a repercussão da tecnologia assistiva na autonomia do sujeito; analisar a relação entre sujeito e tecnologias no processo de cuidado. Quanto ao método, o estudo qualitativo, cujas técnicas foram entrevista semiestruturada e observação participante. O cenário do estudo foi o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A pesquisa foi realizada no perÃodo de novembro/2014 a fevereiro/2015. Foram entrevistados oito clientes que se tratam no serviço de Terapia Ocupacional. O tipo de análise escolhido foi hermenêutica do sujeito. Quanto aos resultados, três categorias foram descritas e discutidas sendo elas: a contribuição dos dispositivos nas suas rotinas e no cuidado de si; os sentimentos e sensações gerados pelo uso dos instrumentos adaptados e por fim, a percepção do cuidado recebido pelos profissionais de saúde. Conclui-se que tecnologia assistiva representa uma ferramenta com potencial transformador no resgate de possibilidades, através desta, é possÃvel instrumentalizar o sujeito para o exercÃcio do cuidado de si e promover inclusão social. Constatamos ainda, que os participantes deste estudo, percebem o cuidado recebido em nosso serviço como acolhedor, sensÃvel e competente
This is a study on the approach of occupational therapy at the level of health rehabilitation, which focuses on the autonomy of patients with leprosy sequelae.