Relações intergeracionais numa sociedade que envelhece: expectativas, preparo e atuação dos jovens
Intergenerational relations in an aging society: expectations, preparation and action of young people
Relaciones de Intergeracionais en una sociedad que envejece: expectativas, preparación y funcionamiento de los jóvenes

Publication year: 2011

Introdução:

O potencial para a realização das atividades sociais, envolvendo as relações interpessoais e as atividades produtivas estão em destaque nos estudos em saúde se justificam para colaborar no entendimento dos mitos e estereótipos do envelhecimento como perdas e seguir um caminho de fragmentação da velhice em relação às outras fases do ciclo vital.

Objetivos:

identificar as expectativas, o preparo e a atuação dos jovens entre 14 e 19 anos no cuidado ao idoso e na promoção de sua longevidade; analisar os significados atribuídos pelos jovens sobre o envelhecimento, o cuidado e a intergeracionalidade; discutir fatores intervenientes e implicados no preparo dos jovens e no estabelecimento das relações intergeracionais.

Método:

Quanti-qualitativo, transversal, tendo como cenário Escolas Públicas do ensino médio de Vassouras-RJ, 343 sujeitos estudantes participantes, entre 14-19 anos, com questionário semi-estruturado para coleta de dados, relacionados ao cuidado de si, ao cuidado do outro, significado do cuidar e longevidade, procedeu-se com a análise estatística descritiva inferencial, sob foco de distribuição de freqüência e dependência de duas variáveis por testes Qui-quadrado ou Exato de Fisher, associado à transcrição integral dos discursos dos dados qualitativos sintetizadas em 4 categorias, compostas por 19 Unidades de Registros. Possui aquiescência e consentimento ético, com parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa.

Resultados:

Há maioria do sexo feminino 235(68,5%), católicos 152(44,3%), com renda familiar até 2 salários mínimos 260(75,8%). No cuidado de alguém 103(30,1%) afirmam cuidar, sendo a maioria de avós 12%; 80,8% referem como uma atuação positiva, expressando valores de carinho, reciprocidade e solidariedade. Ação predominantemente feminina (p-valor 0,048), centrada em atividades secundárias, principalmente as burocráticas 12,2%, domesticas 13,4%, demonstrando baixa atuação nos cuidados primários, higiene e vestir 4,1% cada. Sobre o significado do cuidado, referem dar atenção em 88,3%, e preocupar-se em 83%, havendo diferença significativa na escolha das respostas quanto ao sexo (p-0,028) e, os que cuidam e não cuidam (p-0,001). Obtivemos como significado das trocas intergeracionais afirmações em 55% dos casos, cuida como gostaria de ser cuidado e, 37%. No preparo para a longevidade, teve-se a preservação do corpo físico em 51,9% incluindo exercícios físicos 33,5%, alimentação 30%, e estética corporal 29,4%. Outros 6,1% declararam as questões sócio-familiares, preparo financeiro e o preparo espiritual com 0,58% cada, havendo diferença significativa na escolha das respostas quanto ao sexo (p-0,006) e, os que cuidam e não cuidam (p-0,001). A obtenção do preparo advindo de conversas sobre o envelhecimento ocorreu em 33,8% dos casos, destes 18,1% pais, 11,4% avós, 6,7% abordagens escolares e 2% igrejas.

Conclusão:

Considera-se o pensar no envelhecimento neste momento algo distante, mas preparar-se para a longevidade com um projeto de vida saudável, tornou-se expressivas em suas falas. Em um ato de parceria idoso e jovem lutam para manutenção e aquisição de saúde e status social, possivelmente construindo redes de apoio no ambiente doméstico sob a forma contemporânea de coabitação e arranjos familiares, estas podem se tornar colaborativas em prol da conscientização e educação de uma sociedade tolerante com a diversidade e pluralidade da existência humana

Introduction:

The potential for the accomplishment of social activities, involving interpersonal relations and productive activities is in prominence in the studies in health if they justify in the agreement of myths of the aging as losses and to follow a way of spalling of the oldness in relation to the other phases of the vital cycle.

Aims:

identify expectations, participation and preparation of youngsters aged 14-19 in taking care of elderly and promoting their longevity; analyze meanings attributed by youngsters about aging process, care and intergenerationality; discuss the intervening factors and implications in the preparedness of youngsters and the establishment of intergenerational relations.

Method:

Quanti-qualitative, cross-sectional, with Public High Schools of Vassouras-RJ as scenario, and 343 14-19 year-old students as subjects; partially-structured questionnaire used to collect data, relating to care for the self, the other, the meaning of care and longevity; descriptive inferential statistical analysis was performed, focusing the frequency distribution depending on two variables by Qui-square or Fisher's exact tests, associated to the full transcriptions of discourses of the qualitative data summarized in 4 categories, composed of 19 Record Units. Ethical agreement and consent, with favorable opinion by Research Ethics Committee.

Results:

Majority constituted by female sex 235(68.5%), catholic 152(44.3%), with family income up to 2 minimum wages 260(75.8%). In the item caring for somebody 103(30.1%) affirm they take care, mostly of grandparents - 12%; 80.8% refer to it as positive, expressing values such as affection, reciprocity and solidarity. The action is predominantly female (p-value 0.048), focusing secondary activities, mainly bureaucratic 12.2%, household 13.4%, displaying low participation in primary care action, hygiene and dressing 4.1% each. About the meaning of care, they refer to giving attention 88.3%, and being concerned 83%, with significant difference in the choice for answers as for sex (p-0.028) and those who care and those who do not (p-0.001). The intergenerational exchange, in 55% of the cases we obtained statements such as cares for as they would like to be cared for, and 37% and 25%. Preparation for longevity means physical body in 51.9%, physical exercises 33.5%, food 30%, and body aesthetics 29.4%. Other 6.1% mentioned social-familiar issues, financial and spiritual preparedness with 0.58% each, with significant difference in the choice for answers as for sex (p-0.006) and those who care and those who do not (p-0.001). Obtaining preparedness from conversations on aging occurred in 33.8% of the cases, 18.1% from parents, 11.4% grandparents, 6.7% school approach, and 2% churches.

Conclusion:

Thinking about getting old at such moment may be distant; but preparing for longevity with a healthy life plan and, the encounter with other generations, became explicit in their speech. In an act of partnership, the elderly and the youth strive to acquire and maintain health and social status, possibly building support networks in the household environment under the contemporary modes of cohabitation and family arrangements, they may become collaborative for the sake of raising awareness and education of a society that is tolerant with diversity and plurality of the human existence

Resumen:

Introducción: El potencial para la realización de las actividades sociales, implicando las relaciones interpersonales y las actividades productivas es en prominencia en los estudios en salud si justifican para colaborar en el acuerdo de mitos y de estereótipos del envejecimiento en lo referente a las otras fases del ciclo vital.

Objetivos:

Identificar la actuación, preparación y expectativas de los jóvenes entre 14 y 19 años en el cuidado al anciano, como en la promoción de su longevidad; analizar los significados sobre el envejecimiento, cuidado y las relaciones intergeneracionales por los jóvenes.

Método:

Cuanti-cualitativo, transversal; en escuelas públicas en Vassouras –RJ, com sujetos 343 estudiantes, entre 14-19 años, y se utilizó cuestionario semi-estructurado para recopilar los datos, en relación al cuidado de si, del otro, significado de cuidar y longevidad; se procedió al análisis estadístico descriptivo inferencial, con foco para distribución de frecuencia y dependencia para dos variables por Testes Qui-cuadrado o exacto de Fisher, asociado a la transcripción por completa de los discursos, dispuestas en 04 categorías, con 19 unidades de registro. Se tiene aquiescencia y consentimiento ético, con parecer favorable del Comité de ética y pesquisa.

Resultados:

Hubo una mayoría de 235 mujeres (68,5%), católicos, 152 (44,3%), con rentas familiares de hasta 2 salarios mínimos 260 (75,8%). En el cuidado de la atención a alguien 103 (30,1%) afirman cuidar, en la mayoría de los abuelos 12%; 80,8% se refieren como una función positiva, que expresa los valores del cuidado, la reciprocidad y la solidaridad. Acción predominantemente de mujeres (p-valor de 0,048), el rendimiento se centra en actividades secundarias, especialmente burocráticas (12,2%), domesticas 13,4%, demostrando baja en la atención primaria, higiene y vestirlo 4,1% cada uno. Sobre el significado de la atención, se refieren al ofrecimiento de cuidado en el 88,3%, y la preocupación alrededor del 83% con una diferencia significativa en la elección de respuestas en el sexo (p-0, 028), y aquellos que cuidan o no lo hacen (p-0, 001). Obtenido como el significado de los intercambios intergeneracionales en las solicitudes el 55% de los casos. En preparación para la longevidad, se tuvo la preservación del cuerpo físico en el 51,9%. Otros 6,1% reportado problemas sociales y familiares, la preparación financiera y espiritual con 0,58% cada uno, con una diferencia significativa en la elección de respuestas en el sexo (p-0, 006), y aquellos que cuidan o no lo hacen (p-0.001). La obtención de la preparación que viene de las conversaciones sobre el envejecimiento se produjo en el 33,8% de los casos, de estos el 18,1% padres y abuelos el 11,4%.

Conclusión:

En la búsqueda de salud y status social anciano y joven, trabajando juntos, posiblemente construirán redes para apoyo. Los jóvenes hacen contribuciones para la atención en el hogar, en la forma contemporánea para convivencia y conformaciones familiares, que pueden llegar a ser de colaboración en apoyo de la sensibilización y la educación de una sociedad tolerante de la diversidad y la pluralidad de la existencia humana