As práticas de cuidado da família à criança com gastrostomia no contexto domiciliar
Publication year: 2015
O desenvolvimento tecnológico permitiu o aumento da expectativa de vida de crianças com necessidades especiais de saúde. Neste contexto, a gastrostomia vem sendo utilizada com maior frequência em crianças que apresentam dificuldades e risco para se alimentar por via oral. O cuidado a crianças com gastrostomia exige demandas de cuidados peculiares e imprescindíveis à sobrevida que serão realizados pelos familiares cuidadores no domicílio. Neste sentido, esse estudo teve como objeto de investigação,o cuidado do familiar cuidador à criança com gastrostomia no contexto domiciliar.
Como objetivos:
conhecer como o familiar cuidador realiza os cuidados à criança com gastrostomia no cenário domiciliar; desvelar os desafios enfrentados pelo familiar cuidador na prática de cuidar da criança com gastrostomia no domicílio; e analisar as estratégias que mediaram às práticas de cuidar do familiar cuidador com crianças gastrostomia no domicílio. Os alicerces teóricos estiveram pautados nas concepções de cuidado de Collière e na educação problematizadora de Paulo Freire.Metodologia:
pesquisa qualitativa desenvolvida por meio do método criativo sensível, com a implementação da dinâmica Corpo Saber no domicílio de crianças com gastrostomia com 16 familiares cuidadores. Para a análise dos resultados, utilizou-se a análise de discurso em sua corrente francesa. Os discursos dos familiares no processo de alimentar a criança com gastrostomia revelaram a necessidade de triturar os alimentos de modo a torná-lo mais liquefeito e assim administrá-lo com maior facilidade pela sonda, a preocupação com valor nutricional e o volume do alimentoa ser administrado. Acerca da administração dos medicamentos, apontaram a necessidade de triturar os medicamentos sólidos, a preocupação comos horários e a forma de administrá-los. Quanto aos cuidados com higienização abordaram questões relacionadas aos utensílios, dispositivo e à pele periestomal.
Technological development has led to an increase in life expectancy of children with special health care needs. Therefore, the gastrostomy has been used most often in children who have difficulties and risk to feed orally. The care for children with gastrostomy requires peculiar care demands essential to survival that will be carried out by family caregivers at home. Therefore, this study had as subject the care of caregivers to children with gastrostomy in the home context.