O risco biológico no cuidado de enfermagem junto aos clientes submetidos à hemodiálise: estudo sociopoético
Publication year: 2017
Infecções virais acometem uma parcela significativa dos indivíduos em terapia renal substitutiva (TRS) e representam um risco importante à saúde dos profissionais, quando estes não adotam práticas seguras. O objeto de estudo desta dissertação foi o Comportamento dos profissionais de enfermagem frente ao risco de acidente com material biológico no cuidado de clientes submetidos à hemodiálise. A partir da questão norteadora - Como o risco biológico e as medidas de precaução padrão são percebidos pelos profissionais de enfermagem que atendem aos clientes em hemodiálise? foram formulados os objetivos: analisar a dimensão imaginativa dos profissionais de enfermagem referente ao risco de acidente biológico no cuidado junto aos clientes em hemodiálise; compreender a percepção destes profissionais frente ao risco; descrever a adesão aos equipamentos de precaução padrão; e discutir os comportamentos de autocuidado à luz da Teoria do Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender. Escolheu-se esta Teoria do Modelo de Promoção da Saúde como marco teórico, e a filosofia e Teoria Sociopoética como marco teórico- metodológico. Após submissão e aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa número CAAE 61649716.6.0000.
5282 e Parecer Consubstanciado número:
1.858.402; foi instituído o grupo-pesquisador (GP), composto por 10 participantes. Os dados foram produzidos em seis oficinas sociopoéticas, com duração de duas horas cada, no mês de abril de 2017, no Rio de Janeiro - Brasil, através do preenchimento de um questionário sociodemográfico e profissional e da utilização das técnicas artísticas Vivência de Lugares Geomíticos e Dinâmica do Corpo como Território Mínimo. Evidenciou-se que o GP foi composto por 08 mulheres e 02 homens, sendo 08 técnicos de enfermagem e dois enfermeiros. 05 participantes referiram ter sofrido acidente com material biológico, todos foram com material perfuro cortante; 06 participantes referiram que deixaram em algum momento de usar EPI; sendo que, os 06 referiram que tinham EPI à disposição para uso e justificaram a não adesão pela pressa, crença que a ausência de luvas possibilitaria um melhor tato e a desvalorização do risco de contaminação. O GP reconhece a presença do risco biológico, a possibilidade de se acidentar e que o acidente pode estar associado além da responsabilidade individual a fatores como a condição humana e a vontade divina. O acidente é percebido como passível de acontecer, e surge associado à importância do conhecimento dos fatores aos quais está associado, a necessidade da adesão e utilização de forma correta dos EPI, de manter-se atualizado e mudança de comportamento. A discussão do comportamento dos profissionais mediada pela Teoria do Modelo de Promoção da Saúde descortinou os fatores interferentes e motivadores do autocuidado e evidenciou a intenção do GP em adotar comportamentos e atitudes direcionados à promoção da saúde. Concluiu-se, então, que a equipe de enfermagem necessita ser orientada sobre a importância das ações preventivas (autocuidado), pois muito embora, alguns possuíssem conhecimento sobre risco biológico e autocuidado este nem sempre se traduzia em comportamento seguro. Evidenciando a necessidade de realização de cursos e treinamentos sobre o tema investigado nesta dissertação.
Viral infections affect a significant portion of individuals in renal replacement therapy (RRT) and pose a significant risk to the health of practitioners when they do not adopt safe practices. The object of study of this dissertation was the Behavior of the nursing professionals against the risk of accident with biological material in the care of clients submitted to hemodialysis.