Querendo fazer o que deve ser feito, mas fazendo somente o possível: o profissional de saúde frente à detecção precoce do câncer de mama
Publication year: 2017
O câncer de mama é a principal causa de morte por câncer nas mulheres em todo o mundo. No Brasil, a maioria dos tumores de mama é descoberta em estágios avançados, em grande parte dos casos pela própria mulher. As políticas públicas reforçam que a detecção seja feita em estágios iniciais, o que resulta em melhor resposta ao tratamento, menores custos e prognóstico mais favorável para a mulher.
O estudo tem como objetivos:
Identificar os significados atribuídos à detecção precoce do câncer de mama pelos profissionais de saúde, Descrever as ações de profissionais de saúde com relação à detecção precoce do câncer de mama em sua atuação profissional na Rede Básica de Saúde e Analisar o processo de interação dos profissionais de saúde com a detecção precoce do câncer de mama a partir de suas ações no âmbito da Rede Básica de Saúde. O estudo de natureza qualitativa, do tipo descritivo-exploratório, teve como referencial teórico-metodológico o Interacionismo Simbólico e a Grounded Theory, que subsidiaram uma interpretação da ação e das relações dos profissionais de saúde em busca da detecção precoce do câncer de mama, baseados na definição e interpretação de significados por eles atribuídos.Dos resultados emergiram quatro categorias:
Querendo detectar o nódulo precocemente, Refletindo sobre o que é ideal no atendimento à Saúde da Mulher e as falhas dos profissionais de saúde, Percebendo e enfrentando as dificuldades da Atenção Primária para a detecção precoce do câncer de mama e Construindo a identidade profissional através de sua formação e interpretando a própria atuação profissional. Evidenciou-se que o profissional de saúde sabe que o ideal é detectar nódulos impalpáveis ou pequenos e entendem que fazem a sua parte ao solicitar exames de imagem, realizar Exame Clínico das Mamas, rastrear a partir dos grupos de maior risco e orientar a mulher quanto ao cuidado de si. Acreditam que há fatores que dificultam a realização de ações que consideram ideais, tornando-se obstáculos para a detecção precoce. A formação profissional influencia pois, a graduação e a pós-graduação não são suficientes para todo conhecimento que esperam obter, além de possuírem uma formação baseada no modelo tecnocrático, mais voltada ao tratamento do que preventiva, que não os prepara para uma perspectiva ampliada da saúde. O processo de interação do profissional com a detecção precoce indicou que há elementos que dependem dele e outros fora de seu controle, e embora queira fazer o ideal muitas vezes faz somente o que é possível. Apesar das adversidades da Atenção Primária à Saúde, o profissional precisa ter consciência do seu papel pelo funcionamento das políticas de saúde e não negligenciar o cuidado ou transferir a responsabilidade de suas ações. A detecção precoce do câncer de mama depende, também, do seu comprometimento em ser um bom rastreador e da vontade de dar algo a mais.
Breast cancer is the leading cause of cancer death in women around the world. In Brazil, most breast tumors are discovered in advanced stages, in most cases by the woman herself. Public policies reinforce detection in the early stages, which results in a better response to treatment, lower costs and a more favorable prognosis for women.