Atenção ao pré-natal, parto e pós-parto na perspectiva de mulheres atendidas na rede cegonha
Publication year: 2016
A Estratégia Rede Cegonha busca assegurar o acesso e a melhoria da qualidade da assistência. oferecida à mulher e ao recém-nascido no ciclo gravídico puerperal. A implantação desse modelo implica na verificação de mudanças e ajustes da organização das ações e dos serviços de saúde que incluam, também, as usuárias.
Objetivo:
avaliar, na perspectiva da mulher, a atenção pré-natal, ao parto e nascimento, e no pós-parto, com foco nas dimensões estrutura e processo no contexto organizacional das ações e dos serviços de saúde da Estratégia Rede Cegonha.Método:
estudo quantitativo de avaliação normativa sustentado nos atributos essenciais.do referencial de Starfield (2002) e no modelo de avaliação em saúde de Donabedian (1998). Construiu-se, para coleta de dados um instrumento orientado por documentos oficiais do Ministério da Saúde e, em conformidade ao Plano de Ação para implantação da Rede Cegonha, três matrizes norteadoras para julgamento e análise. Os dados foram obtidos por entrevista estruturada mediante amostragem intencional de 134 puérperas atendidas em três Unidades Básica de Saúde (UBS) de referência da AP 1.0 do município do Rio de Janeiro que atenderam os critérios de inclusão:
ter realizado o pré-natal, parto e pós-parto no Município e estar com até 120 dias de pós-parto. Considerando a Resolução no 466/12 do Conselho Nacional de Saúde o projeto de pesquisa foi submetido aos Comitês de Ética em Pesquisa da EEAN/HESFA/UFRJ (proponente) e da SMS/RJ (coparticipante) sendo aprovado pelo Parecer no 1.060.825 de 11/05/2015.Resultados:
os dados revelaram que nos serviços oferecidos no contexto da Atenção Primária, pré-natal e pós-parto, houve melhoria do acesso à unidade de saúde, na acessibilidade aos exames teste rápido e os de rotina e no número de consulta de pré-natal. Observou na operacionalização da assistência, uma inadequação na captação precoce das gestantes e na acessibilidade aos serviços prestados pela unidade de saúde. Na funcionalidade do processo assistencial, os achados evidenciaram baixo percentual de inadequação na assistência prestada à mulher no pós-parto e na relação horizontal, contínua e integrada dos serviços. No contexto da Atenção Secundária, avaliada pela assistência no processo parturitivo, a variável estrutura apontou insuficiente número de vagas; ausência de espaço físico e materiais para desenvolver as boas práticas do parto no centro obstétrico com elevado percentual de cesarianas e de práticas claramente ineficazes. Na variável processo, destacaram-se a desvinculação e descontinuidade do cuidado entre a maternidade de referência e a UBS.Conclusão:
A Rede Cegonha provocou mudanças na organização das ações e dos serviços prestados na atenção ao pré-natal, parto e pós-parto com resultados positivos para a melhoria da atenção à saúde da mulher e da criança. Entretanto na perspectiva das usuárias a transformação da proposta em direção à melhoria da qualidade ainda é um desafio que exige comprometimento e responsabilização dos gestores e de todos os profissionais envolvidos na assistência para que, de fato, ocorram mudanças no modelo de atenção.(AU)
The Stork Network Strategy seeks to ensure access to and improvement of the quality of care. offered to the woman and to the newborn in the puerperal pregnancy cycle. The implantation of this model implies in the verification of changes and adjustments of the organization of the actions and of the health services that also include the users.