O método da simulação realística na área de urgência e emergência na construção da autonomia do estudante no ensino de graduação em enfermagem
Publication year: 2017
O presente estudo, encontra-se inserido no Núcleo de Pesquisa Educação e Saúde em Enfermagem – NUPESEnf – da Escola de Enfermagem Anna Nery – UFRJ – com o intuito de discutir questões concernentes ao método de simulação realística no ensino de graduação em Enfermagem.
Objeto de estudo:
a construção intersubjetiva, de professores e alunos, na promoção do método de simulação realística na área de urgência e emergência.Traz como objetivos:
Identificar como são expressos os interesses (auto-reflexão) de estudantes de enfermagem que são submetidos à metodologia da simulação realística. Descrever as interfaces estabelecidas pelos estudantes e docentes relacionadas com a aprendizagem e vivências práticas para a construção do conhecimento em situação de urgência e emergência, na perspectiva da inserção de simulação realística como método de ensino. Analisar as perspectivas da implementação do método de simulação realística para a construção do conhecimento e orientação da aprendizagem do estudante de graduação, no cenário de urgência e emergência. Trata-se de estudo exploratório/descritivo de abordagem qualitativa, com abordagem teórico-filosófica em Jürgen Habermas; e com utilização da estratégia metodológica do estudo de caso. Na coleta de dados, em uma instituição privada de ensino superior em Enfermagem, localizada no município de Duque de Caxias, realizou-se a aplicação de entrevista semi-estruturada com sete (7) enfermeiros docentes; grupos focais e observação participante com estudantes de graduação em enfermagem, e análise documental da instituição.Para a análise dos dados foram construídos capítulos:
Auto-reflexão de estudantes de enfermagem submetidos à metodologia da simulação realística. Comunicações intrínsecas entre estudantes e docentes na construção do conhecimento sob o prisma da simulação realística. Da trajetória ao legado do desenvolvimento do método de simulação realística. Os resultados demonstram que o método de simulação realística, pode trazer grandes contribuições para o ensino de Enfermagem, favorecendo para um aprendizado crítico e reflexivo. Recomendo que outros estudos sejam realizados, no sentido de acompanhar a evolução da implementação do método de simulação e suas interfaces na formação do enfermeiro.
The present study is part of the Nursing Education and Health Research Center - NUPESEnf - of the Anna Nery School of Nursing - UFRJ - with the aim of discussing questions concerning the realistic simulation method in Nursing undergraduate teaching.