Publication year: 2018
A lesão por pressão é um agravo à saúde que requer atenção integral e articulada de cuidados em todos os níveis de complexidade assistencial, a qual envolve o comprometimento de gestores e profissionais na implementação de um Programa Educacional Permanente voltado para capacitação da equipe de enfermagem.
Objetivos:
Avaliar o conteúdo dos itens abordados da cartilha que elaboramos como produto do Trabalho de conclusão do Curso de Graduação, em relação às propriedades psicométricas; e validar a cartilha de ações educativas aos enfermeiros voltadas à prevenção e tratamento de lesões por pressão. Método:
Trata-se de um estudo de validação de tecnologia no Hospital Municipal Carlos Tortelly (HMCT), situado no município de Niterói - Rio de Janeiro. Realizado com oito juízes especialistas; e trinta e nove do público-alvo, os enfermeiros da instituição. O período de coleta de dados com juízes e público-alvo se deu entre setembro a novembro de 2017. Para coleta de dados foi utilizado um instrumento com itens para validação de conteúdo e aparência. Quanto à validade de conteúdo da cartilha, foi utilizado o índice de Validade de Conteúdo (IVC), com ponto de corte de 0,78. Quanto à validade de aparência foram considerados validados os itens que obtivessem nível de concordância mínimo de 75% nas respostas positivas. E para teste de confiabilidade foi realizado o Alfa de Cronbach. As sugestões e opiniões foram compiladas e apresentadas em quadros. Resultados:
A cartilha educativa em estudo mostrou-se como material validado, visto que com os juízes especialistas a exatidão científica obteve IVC com valor mínimo 0,87 e máximo de 0,96. Enquanto o conteúdo obteve de 0,93 a 1, indicando ótimo nível de concordância entre os especialistas nesse aspecto. O IVC global da cartilha foi de 0,90, considerando-se assim a cartilha validada quanto o conteúdo. Os índices percentuais de concordância da aparência entre juízes foram organizados por itens de cada bloco. Nessa etapa da validação as respostas foram consideradas válidas, pois obtiveram concordância maior ou igual a 84,3%. Entre o público-alvo manteve o ótimo nível de concordância e aumentando o IVC global da cartilha para 0,98, revelando que os enfermeiros avaliaram a cartilha como adequada para uso, considerando-se, assim a cartilha validada quanto o conteúdo pelas duas amostras do estudo. Os percentuais de concordância da aparência entre os blocos evidenciaram valores de 96% a 100%. A consistência interna das respostas obtidas por meio da aplicação do questionário de validação da cartilha revelou que tal instrumento de medição apresentou alta confiabilidade, resultando em uma maior relevância e robustez à tecnologia educativa do estudo. Conclusão:
Diante das sugestões e contribuições durante o processo de validação, a cartilha passou por modificações, ajustes e acréscimos a fim de torna-la mais eficaz na abordagem de temas como prevenção e tratamento de lesão por pressão. Acredita-se que o uso deste material irá orientar os enfermeiros desde a prevenção até o tratamento, facilitará a prática da enfermagem, tendo em vista que se constituiu em uma tecnologia ilustrada capaz de favorecer e facilitar a aquisição de conhecimentos e proporcionar o empoderamento na tomada de decisão do enfermeiro