Qualidade de vida em idosos com úlceras de perna: método misto

Publication year: 2017

Introdução:

o envelhecimento do organismo é manifestado pelo declínio das funções fisiológicas do corpo, perda da funcionalidade, aumento da incidência de doenças e elevação da probabilidade da morte. No envelhecimento, a pele torna-se mais propícia ao aparecimento de lesões, podendo influenciar diretamente na qualidade de vida dos idosos.

Objetivo:

Analisar as implicações das úlceras crônicas de perna no padrão de qualidade de vida de idosos.

Método:

Trata-se de um estudo misto, convergente.Os sujeitos da pesquisa foram idosos portadores de úlceras de perna, de um ambulatório de reparo de feridas de um hospital universitário e de uma policlínica regional do Município de Niterói. A coleta de dados foi realizada pela aplicação de um formulário para coleta de dados sociodemográficos e clínicos, da Versão Brasileira do Questionário de Qualidade de Vida (SF-36) e de uma pergunta aberta sobre como a presença da úlcera de perna interfere na vida do idoso. Para análise quantitativa, os dados coletados constituiram um banco de dados analisado pelo programa SPSS (Statistical Package for the Social Science). Para caracterização da amostra e análise descritiva do comportamento das variáveis, os dados foram sintetizados por meio de estatísticas descritivas, gráficos e tabelas de distribuições de frequências. Para análise qualitativa, a técnica utilizada foi a análise de conteúdo proposta por Bardin (2010).

Resultado:

Os participantes desta pesquisa eram predominantemente casados, aposentados com renda de um salário mínimo, brancos e pardos, hipertensos. Em relação à SF-36, os pacientes apresentaram menores escores na limitação por aspectos físicos, dor, capacidade funcional e aspectos emocionais, e maiores escores nos aspectos sociais, estado geral da saúde, saúde mental e vitalidade. Identificou-se correlação significativa entre renda e gênero, DM e gênero, tempos das úlceras e o gênero, o gênero masculino e o domínio de vitalidade, DM e o domínio de estado geral de saúde, prurido e o domínio de estado geral de saúde, etiologia e domínio de estado geral de saúde, dor e edema. Os domínios do SF-36 não estiveram significativamente e fortemente correlacionados a idade, renda, tempo da lesão, tamanho da lesão. Quanto à análise de Bardin, a categoria mais discutida nas falas dos idosos está relacionada às implicações da úlcera no cotidiano não laboral e laboral.

Conclusão:

A presença de úlcera de perna na vida do idoso causa uma série de implicações que interferem na sua qualidade de vida. Em vista disso, é necessário que o enfermeiro considere os aspectos biopsicossociais relacionados à lesão e ao processo de envelhecimento e elabore e promova estratégias para proporcionar um melhor cuidado de enfermagem