As ações intencionais da equipe de enfermagem acerca dos seus registros e a segurança da criança hospitalizada
Publication year: 2017
O registro é a forma de comunicação escrita de informações relevantes a respeito do cliente e de seus cuidados; com isso, se torna elemento indispensável no processo de cuidar, uma vez que, escrito de maneira adequada, retratando a realidade, torna possível a comunicação permanente. Problemas na comunicação podem ocasionar danos ao paciente, aumentar o tempo de internação e uso ineficiente de recursos. O objeto do estudo é o registro da equipe de enfermagem na perspectiva da segurança do paciente pediátrico.
E os objetivos são:
descrever quais elementos devem estar presentes nos registros da enfermaria de pediatria, na ótica da equipe de enfermagem; apreender a perspectiva da equipe de enfermagem ao realizar os registros; analisar a ação intencional de realizar os registros pela equipe de enfermagem e sua correlação com a segurança do paciente pediátrico. Trata-se de estudo de natureza qualitativa, pautado na Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz, realizado em enfermaria de pediatria de um Hospital Universitário, localizado no município do Rio de Janeiro, com a participação de 20 profissionais de enfermagem (04 enfermeiros e 16 técnicos de enfermagem). O estudo foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética da Instituição, com o CAAE n.º 63991416.3.0000.5282, Protocolo n.º 1.908.487. Durante toda a pesquisa, foram respeitados os aspectos éticos dispostos na Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Os dados foram coletados por meio de entrevista fenomenológica, realizada em um espaço reservado dentro da enfermaria de pediatria, durante o período de março a abril de 2017. A partir das falas dos participantes da pesquisa, emergiram três categorias que possibilitaram compreender os motivos “para” da ação dos profissionais de enfermagem ao realizarem os seus registros – ou seja, a intencionalidade destes –,tendo como denominações as categorias concretas do vivido: Visar a segurança da criança hospitalizada na perspectiva do tratamento; Registrar as ações de enfermagem no prontuário da criança para facilitar a comunicação da Equipe de Saúde; Respaldar legalmente o profissional frente à assistência prestada ao paciente pediátrico. Dar voz a esses profissionais proporcionou o entendimento do significado do ato de registrar para cada um. Foi possível perceber que o cuidar está intimamente relacionado à sua bagagem de conhecimentos, tendo esta sido adquirida ao longo de sua vida por meio da vivência pessoal e profissional. Assim, foi possível compreender que, para a equipe de enfermagem, ao realizar a ação de registrar, tem-se como pretensão garantir a segurança da criança hospitalizada, facilitar a comunicação da equipe de saúde e respaldar-se legalmente. Espera-se que esta temática venha contribuir para um olhar mais atento por parte dos profissionais de enfermagem ao registro que é realizado, a fim de que ele se torne mais valorizado na assistência, proporcionando maior segurança à criança assistida, ao profissional e à instituição.
Records may be defined as the form of written communication of relevant information regarding the customer and its care, that is why they become indispensable elements in the caring process, because, when written accurately, portraying reality, they allow continuous communication. Communication problems may cause harm to the patient, increase length of stay, and also imply ineffective use of resources. In light of the foregoing, the object of this study is the record of the nursing team from the perspective of the safety of the pediatric patient.