Limites e possibilidades para ações de promoção da saúde da pessoa idosa na Estratégia de Saúde da Família: um estudo de caso
Publication year: 2017
Trata-se de um estudo dentro da linha de pesquisa Fundamentos Filosóficos, Teóricos e Tecnológicos do Cuidar em Saúde e Enfermagem na Faculdade de Enfermagem da UERJ, o qual apresenta como objeto de estudo: as ações de promoção da saúde do idoso na ESF.
Questão de pesquisa:
Quais são os limites e possibilidades para implementar ações de promoção da saúde para a pessoa idosa na ESF? Objetivo geral: Discutir o cuidado da pessoa idosa pela equipe da ESF, considerando os Modelos de Atenção Crônica e de Promoção da Saúde.E os objetivos específicos:
Delinear o perfil da participação dos idosos nas atividades que a unidade desenvolve; Identificar as ações de promoção da saúde direcionadas aos idosos e Analisar as ações de promoção da saúde direcionadas às pessoas idosas, realizadas pelos enfermeiros da unidade. Trata-se de um estudo de Estudo de Caso. Os participantes foram os profissionais que atuam na Estratégia Saúde da Família de uma unidade de saúde localizada no Rio de Janeiro, sendo eles: gestor, responsável técnico, médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e o agente comunitário de saúde; além do idoso usuário desta unidade.Os procedimentos de coleta de dados foram:
observação direta das consultas aos idosos por todos os profissionais; observação participante no momento da chegada do idoso ao serviço; questionário aplicado aos idosos e entrevista estruturada com o gerente e com os profissionais que atuam diretamente com os idosos. Para tratamento dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, que produziu duas categorias. Na primeira categoria “O conhecimento como limitador da promoção da saúde” foram encontradas três subcategorias: “Falta de conhecimento para atender e organizar o atendimento ao idoso na ESF”; “Ações profissionais pautadas no senso comum” e “Desvalorização do cuidado da enfermagem”. Na segunda categoria “O cuidado como possibilidade para a promoção da saúde”, encontrou-se duas subcategorias: “Dificuldade de contar com o cuidado familiar” e “O idoso e o autocuidado”. Conclui-se que é necessário o estabelecimento de um programa de educação permanente que aborde desde os princípios básicos do SUS, passando pela importância da promoção da saúde até as especificidades da atenção à pessoa idosa.
This is a study within the Philosophical, Theoretical and Technological Foundations of Nursing Care and Nursing at the UERJ Nursing School, which presents as an object of study: actions to promote the health of the elderly in the FHS.