Mapeamento do processo de compras públicas: uma ferramenta para gestão de materiais em saúde
Publication year: 2017
Diante dos avanços tecnológicos, de cenários cada vez mais competitivos e da escassez de recursos financeiros; a sociedade insatisfeita com o atendimento na saúde cobra uma administração pública eficiente e eficaz. Essas demandas impulsionam o gestor a buscar mais agilidade e transparência com o gasto público. Esta pesquisa tem como objetivo geral aplicar a metodologia de gestão por processos no mapeamento de compras de material médico-hospitalar de consumo visando a melhoria das etapas de normalização e de aquisição realizadas pela Coordenação de Qualificação de Material.
Os objetivos específicos são:
mapear o processo de normalização (padronização/seleção) e de aquisição de materiais de consumo (descartáveis) na Coordenação de Qualificação de Materiais e construir protocolos organizacionais fundamentados na gestão por processos para subsidiar a normalização e a aquisição de materiais médico-hospitalares de consumo e sua avaliação através de indicadores. A metodologia é composta por uma pesquisa aplicada, exploratória, com abordagem quantitativa, documental e transversal operacionalizada pela gestão por processos para facilitar a visão sistêmica da organização. O cenário de estudo foi a Coordenação de Qualificação de Material, um setor que assessora a Coordenação de Licitação na Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. A definição das amostras foi através da seleção de pregão eletrônico para aquisição de materiais médico-hospitalares de consumo nos anos de 2014, 2015 e 2016. O levantamento dos dados foi realizado de junho de 2016 a abril de 2017, período em que todos os pregões de 2016 haviam sido encerrados (adjudicados/homologados). Dentro do recorte de três anos foram analisados n=135 pregões de materiais médico-hospitalar de consumo totalizando n=715 itens para aquisição.Deste total:
n=364 itens aprovados para aquisição equivalendo a um percentual de 50.9% e 49.1% sem possibilidades de serem adquiridos. As causas para a não aquisição, identificadas como gargalo do processo, foram: n=201 itens fracassados (28.11%), n=80 itens desertos (11.18%), n=52 itens revogados (7.27%) e n=18 itens anulados (2.51%). Através do mapeamento do processo foi possível traçar proposta de tecnologia gerencial do tipo inovação organizacional com a elaboração de um sistema de indicadores para gerenciar o monitoramento dos processos de normalização e de aquisição, além de lançar a proposta do protocolo organizacional para a pré-qualificação de marcas como subsídio para tomada de decisão mais ágil. Conclui-se com o trabalho que é necessário redesenhar os processos a fim de manter uma visão sistêmica estabelecendo canais de comunicação com todos os envolvidos no processo. E mais do que isso poder contar com a participação e interação dos usuários da rede para agregar valor ao serviço público otimizando os gastos com a aquisição de materiais
In the face of technological advances, increasingly competitive scenarios and scarce financial resources; the society dissatisfied with health care charges an efficient and effective public administration. These demands encourage the manager to seek more agility and transparency with public spending. This research has as general objective to apply the methodology of management by processes in the mapping of purchases of medical-hospital material of consumption aiming at the improvement of the stages of normalization and acquisition carried out by the Material Qualification Coordination.