O enfermeiro na regulação na Estratégia de Saúde da Família: um estudo com base no conceito de redes sociais em municípios do Rio de Janeiro e Ceará
Publication year: 2016
Este estudo possui como objeto a redes sociais em que os enfermeiros estão inseridos quando utilizam-nas como sistema de regulação de usuários da Estratégia de Saúde da Família (ESF).
O problema do estudo foi elaborado a partir da seguinte pergunta:
Como se configuram as redes sociais cujos enfermeiros da ESF estão inseridos e cujos membros acionam para referenciar os usuários às assistências secundárias e terciárias a fim de garantir e ampliar o acesso? Os objetivos do estudo foram: Identificar as redes sociais existentes no trabalho dos enfermeiros da ESF segundo o conceito de redes sociais; Listar os atores que compõem a redes sociais segundo os enfermeiros da ESF; Descrever a atuação dos atores que compõem as redes sociais que os enfermeiros da ESF integram; Discutir a relação entre as redes sociais e a ampliação do acesso dos usuários a rede de referencia.Metodologia:
estudo qualitativo e descritivo a partir de uma triangulação metodológica do conceito de redes sociais e análise de conteúdo. Foram campos de pesquisa dois municípios de médio porte onde um localiza-se no estado do Rio de Janeiro e o outro no estado do Ceará, ambos com totalidade de cobertura de seus munícipes pela ESF. Participaram do estudo 5 enfermeiros e 2 atores citados na rede social no município cearense e 5 enfermeiros e 1 ator citado na rede social do município fluminense, totalizando 13 entrevistas. Os resultados foram discutidos sob a luz do Campo Social do filósofo Pierre Bourdieu. Os resultados evidenciaram que consonantemente em ambos os municípios, os enfermeiros mostraram-se profissionais com aptidão crítica quanto ao sistema de regulação não só dos serviços que demandam referencia nos cuidados de enfermagem como também a referência suscitada por outros profissionais da ESF. Revelaram-se proativos frente às fragilidades da regulação de seus municípios mediante critério clínico dos usuários que demandam referencia. A busca dos atores citados da rede social possibilitou o entendimento qualitativo dos fluxos das redes sociais e como elas acontecem em divergências e conformidades segundo as falas dos enfermeiros, protocolos municipais ou outras normas regulamentadoras. No município cearense o fato dos atores citados entrevistados serem enfermeiros mostrou potência para sucesso da rede social frente aos obstáculos da regulação enquanto no município fluminense o fato de não ser enfermeiro e tampouco profissional de saúde acaba por diminuir mais o acesso aos serviços via regulação nas redes sociais. Houve conformidade nos atores quando também existe critério clínico em ambos os municípios e comprovado êxito da regulação via redes sociais. Este estudo contribui para o campo da enfermagem e da gestão em Saúde da Família quando fundamenta que o enfermeiro, detentor de aptidão crítica do sistema de regulação e proatividade frente às adversidades, é um profissional que deve ser integrado na equipe gerencial municipal.
This study has as object the social networks that nurses are inserted when used
as user regulation system of the Family Health Strategy.