Os sentidos do espaço e dos corpos na hemodiálise: a comunicação proxêmica da enfermagem com o paciente renal

Publication year: 2017

Objeto do estudo:

a Comunicação Proxêmica do enfermeiro frente ao paciente portador de Doença Renal Crônica na Hemodiálise (HD).

Objetivos do estudo:

descrever o conhecimento dos enfermeiros sobre Comunicação Proxêmica no contexto do cuidado de Enfermagem na Hemodiálise; avaliar a importância da Comunicação Proxêmica como elemento essencial na qualidade da interação e do cuidado prestado; discutir o ambiente da sala de hemodiálise e suas estratégias para demarcar o espaço do cuidado de enfermagem.

Metodologia:

estudo exploratório, descritivo com abordagem qualitativa, por meio do método etnográfico. Estudo realizado em duas unidades de Nefrologia, localizadas no município do Rio de Janeiro, sendo estes Hospitais Universitários. Os participantes da pesquisa foram 12 enfermeiros do setor de nefrologia que atuam no cuidado ao paciente durante a hemodiálise. Os dados foram captados por meio de observação sistematizada participante atentando para os itens proxêmicos e entrevista gravada com questões semiestruturadas. A análise temática a partir dos depoimentos dos participantes, baseando-se em Bardin (2011), após a triangulação dos dados surgiram as categorias: o ambiente do cuidado do enfermeiro na hemodiálise; sentidos do espaço do cuidado em hemodiálise; produção do conhecimento dos enfermeiros sobre comunicação.

Resultados:

O ambiente do cuidado em HD é demarcado pelo uso dos espaços íntimo e pessoal na execução de procedimentos e pelas interações com o paciente. A posição do mobiliário centralizado e equidistante do posto de enfermagem determinou uma proxemia mais pessoal, visto que tudo estava centralizado e exigiu pouco distanciamento da equipe de enfermagem durante o cuidado. A atuação pública está definida pela maior distância na disposição dos mobiliários em relação ao posto de enfermagem, pois isso também interfere na proxemia da equipe e consequentemente na comunicação deste com o paciente. Em ambos os cenários pesquisados os sentidos do espaço evidenciaram que a posição corporal pessoal é necessária e influencia na interação, pode transmitir confiança a quem se cuida; e empatia para compartilhar emoções.

Discussão:

Comunicação Proxêmica é aquela ao qual existe uma tríade no processo de cuidar, com o espaço físico, com o uso dos sentidos corporais e a forma como nos comunicamos. O ambiente do cuidado em HD é em qualquer lugar; o uso dos espaços íntimo e pessoal é para execução de procedimentos e interações com o paciente, atentando para não violar sua privacidade; o uso do espaço social é necessário um fluxo da comunicação mais eficiente, sem interferência das características semifixas e fixas do espaço, sendo que este seja centralizado para o enfermeiro. Os sentidos do espaço representam que é necessário ter uma boa interação, com confiança de quem se cuida; empatia ao compartilhar emoções; saber que existe hábitos e formas diferentes de se comunicar; é expressar arranjos espaciais singulares com fluxo adequado; estabelecer códigos de comunicação; ter habilidades comunicativas; manter as diferentes distâncias proporcionando conforto, segurança e privacidade; compartilhar emoções; atentar quanto à qualidade das interações.

Conclusão:

A discussão sobre o espaço do trabalho, os sentidos envolvidos no cuidado e a comunicação nas relações devem ser promovidas constantemente, com o objetivo de redesenhar os processos do cuidado.(AU)