Redes sociais e a mediação de saberes: implicações no processo de trabalho dos agentes comunitários de saúde de Niterói - RJ
Publication year: 2015
O objeto deste estudo é o processo de trabalho do agente comunitário de saúde e a mediação e compartilhamento de saberes, com base na análise das redes sociais em dois módulos do Programa Médico de Família de Niterói – RJ, cujos objetivos foram: a) identificar os atores envolvidos nas redes sociais dos ACS; b) descrever as redes sociais construídas no processo de trabalho do ACS dentro e fora do módulo; c) analisar, no processo de trabalho do ACS, a mediação e as redes sociais presentes no processo. Pesquisa de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, a qual contou com a participação de 14 ACS e uma enfermeira de dois módulos do PMF. A coleta dos dados ocorreu nos meses de outubro de abril a junho de 2014 por meio de entrevista semiestruturada. A técnica utilizada para o tratamento dos dados ocorreu por meio da Análise Temática de Conteúdo, complementada pela Análise de Redes Sociais, da qual se obteve o desenho estrutural da rede de interações dos dois módulos e suas medidas de centralidade. A partir da análise de conteúdo, emergiram três categorias empíricas: as redes sociais dos ACS como corresponsáveis no diagnóstico da situação de saúde local e suas repercussões no processo saúde-doença-cuidado; tensões e potencialidades na mediação de saberes no processo de trabalho do ACS e o ACS na formação de elos: desafios e possiblidades para a promoção da saúde. Concluiu-se, na perspectiva dos objetivos deste estudo, que os participantes fazem uso de suas redes sociais não apenas para a mediação do conhecimento, mas para aumentar seus círculos sociais e conquistar novos laços com usuários e outros profissionais de saúde. Além disso, as redes podem contribuir para mediações e práticas numa perspectiva ampliada de saúde que inclui, além de aspectos físicos do processo saúde-doença-cuidado, os sociais, culturais, econômicos e históricos, valorizando o atendimento aos usuários, no sentido da integralidade e territorialidade.
The object of this study is the process of work of the community health agent and mediation and sharing of knowledge, based on the analysis of social networks in two modules of Niterói Family Medical Program - RJ, whose objectives were: a) identify actors involved in the social networks of the ACS; b) describe the social networks built in the ACS work process inside and outside the module; c) review, in the ACS work process, mediation and social networks present in the process. Search qualitative, descriptive and exploratory nature and with the participation of 14 ACS and 01 nurse two modules of the PMF. Data collection occurred from October April to June 2014 through semi-structured interview. The technique used for the treatment of data was by means of Content thematic analysis, complemented by Social Networks Analysis which gave the structural design of the network of interactions of the two modules and their centrality measures.