A ordenha manual do leite humano na perspectiva das mães de recém-nascidos prematuros: uma contribuição para os profissionais de saúde
Publication year: 2016
O leite materno é o alimento mais apropriado para os Recém-nascidos Prematuros (RNPT) e para os lactentes em geral. Nesse sentido, a utilização da ordenha pode ser considerada como uma ferramenta no estímulo ao aleitamento materno no cuidado ao RNPT internado, sem comprometer a sobrevida desta clientela, quando ainda não possui condições clínicas de realizar a sucção ao seio materno. O objeto deste estudo consistiu no significado da ordenha manual do leite materno na perspectiva da mãe do RNPT internado na Unidade Neonatal.
Objetivo:
Analisar compreensivamente o significado da ordenha manual para a mãe de RNPT internado na Unidade Neonatal. Trata-se de estudo fenomenológico respaldado na fenomenologia sociológica de Alfred Schutz. A captação das falas deu-se através da entrevista, com a utilização das seguintes questões orientadoras: Para você, o que significa a ordenha de leite de peito? O que você tem em vista (a expectativa) com a ordenha do leite de peito para o seu filho no dia a dia? Como tem sido para você realizar a ordenha manual? Participaram do estudo 19 mães com idades entre 16-33 anos, com os filhos prematuros internados na Unidade Neonatal de uma maternidade pública situada no município do Rio de Janeiro. Esses RNPT encontravam-se com idade gestacional (IG) entre 24-35 semanas no período da coleta de dados. A partir da análise das falas emergiram três categorias concretas do vivido, a saber: dificuldades em ordenhar na perspectiva da Produção de Leite; ordenhar possibilita o melhor para o bebê; ordenhar traz a satisfação pessoal. As mães entendem que o melhor método de Aleitamento Materno para o seu filho é o peito e que a ordenha manual pode ser o caminho para esse alcance. Consideram que o leite materno possibilita o melhor para o seu filho e destacam a importância do aleitamento materno para os RNPT e a sua possibilidade de alta mais rápida da unidade neonatal. A satisfação pessoal das mães com o procedimento de ordenha deu-se quando elas perceberam que quanto mais o RNPT vai melhorando as suas condições clínicas, mais ela se sente satisfeita e estimulada a ordenhar. Nesse contexto, destaca-se a importância da necessidade do profissional de saúde que lida com essas mães realizar uma escuta sensível para captar as suas reais necessidades, nas atividades diárias da Unidade Neonatal, ou seja, o seu projeto intencional para ordenhar o leite humano, na perspectiva do melhor direcionamento das orientações a serem realizadas. Este estudo possibilita oferecer dados para a elaboração de um planejamento de trabalho adequado às reais necessidades das mães, no intuito de dar continuidade ao aleitamento materno após a alta.
Breast milk is the most suitable food for Premature Newborns (PN) and for infants in
general. In this sense, the use of milking can be considered as a tool in promoting
breastfeeding in the care of hospitalized preterm infants without compromising the survival of
this clientele, while not yet have clinical conditions to perform suckling at the mother's womb.
The object of this study was the meaning of manual pumping breast milk in preterm infants
from the mother's perspective in a Neonatal Unit.