A família como rede de apoio às pessoas com fibromialgia: estratégias de cuidado interdisciplina
Publication year: 2017
No decorrer do processo de adoecimento surgem situações inesperadas, sobrecargas repetitivas que afetam integralmente a família fazendo com que esta adquira posturas e atitudes, ora de compaixão, ora de incompreensão, impaciência e falta de apoio, que podem influenciar negativamente o tratamento e a recuperação de pessoas com problemas crônicos de saúde.
O objeto deste estudo aborda a família como rede de apoio às pessoas com fibromialgia:
estratégias de cuidado interdisciplinar. O objetivo geral é compreender como as redes familiares influenciam no processo saúde, adoecimento e cuidado de pessoas com fibromialgia.E os objetivos específicos:
identificar as mudanças na rotina da família; descrever como a família se organiza para ajudar a pessoa com fibromialgia e discutir as estratégias de cuidado desenvolvidas pelas redes familiares. O referencial teórico provém da teoria libertadora freireana. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de abordagem participativa, desenvolvida em 2016, no Laboratório de Fisiologia aplicada à Educação Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com 15 participantes. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UERJ sob o Nº 1.587.664. A produção de dados abrangeu o Mapa Falante, World Café e Questionário. A organização e categorização dos achados seguiram a orientação de análise de conteúdo de Bardin, emergindo três categorias: As necessidades de mudanças no enfrentamento do adoecimento; Organização da família diante do processo saúde/doença e As estratégias de cuidado desenvolvidas pela família a partir do adoecimento. Os achados foram analisados de acordo com a teoria de Freire. Conclui-se que a rede familiar fica abalada pela falta de conhecimento para lidar com as peculiaridades do processo de adoecimento por fibromialgia, além das mudanças significativas geradas na rotina, fazendo com que o indivíduo e família se organizem de maneiras diferentes para manter o relacionamento e as atividades do cotidiano. Como meio de se adequar a essas alterações e de auxiliar no cuidado a pessoa adoecida, a família procura desenvolver estratégias de cuidado a partir da co-criação do conhecimento. Há evidências nos depoimentos que o grupo interdisciplinar possui papel importante na mediação das relações, auxiliando na construção do conhecimento, no processo de autocuidado e nas estratégias necessárias a manutenção da rede familiar de forma saudável e harmoniosa. Ressaltando que a pesquisa participativa foi uma estratégia eficaz na emancipação dos participantes.
During the disease process, unexpected situations arise, repetitive overloads that affect the family integrally, causing it to acquire attitudes and postures, sometimes compassion, sometimes incomprehension, impatience and lack of support, which can negatively influence the treatment and recovery of people with chronic disease.