O ser portador de um cateter venoso central: a percepção do cliente e a contribuição da enfermagem
Publication year: 2002
Este estudo trata do interesse em apreender a percepção que o cliente oncológico possui em relação a presença de um cateter venoso central em seu corpo.
Os objetivos do trabalho foram:
l) Identificar a percepção do cliente frente a sua experiência em conviver com um cateter venoso central em seu corpo; 2) Analisar a percepção do cliente manifesta na experiência de ser portador de cateter venoso central em seu corpo; 3) Contribuir para a prática de enfermagem a partir das percepções observadas. Para a realização do estudo, cujo objeto foi a percepção do cliente oncológico acerca de sua experiência como portador de cateter venoso central em seu corpo, foi utilizada como abordagem metodológica uma aproximação ao método fenomenológico com base no pensamento de Merleau-Ponty. Os sentimentos apreendidos, após a redução fenomenológica foram agrupados em apenas uma única categoria de análise: Segurança proporcionada pelo conforto e alívio com a presença do cateter suavizando o tratamento. As conclusões do estudo revelaram que o cliente oncológico apesar de sentir muitas dificuldades para aceitar inicialmente o uso do cateter, se convence de que o uso do dispositivo irá lhes favorecer em muitos aspectos do tratamento e descobrem enfim que valeu a pena terem se submetido a tal procedimento, procurando se adaptar ao uso do mesmo, tomando a convivência mais facilitada para si
This study boards the interesting in apprehending the perception that the oncological c1ient has in relation to the presence of a central venous catheter in his (her) body.