Sistema de referência para o parto hospitalar do Programa Cegonha Carioca: perspectiva das puérperas sobre a assistência da enfermeira
Publication year: 2018
O Programa Cegonha Carioca (PCC) contempla três módulos e neles há a atuação da enfermeira, prestando assistência às gestantes desde o acompanhamento pré-natal, visita guiada, acolhimento no setor de emergência obstétrica da maternidade e transporte por meio de ambulância. Este é um estudo descritivo com abordagem qualitativa. Tem como objeto de pesquisa a assistência da enfermeira no sistema de referência para o parto hospitalar na ótica das puérperas inscritas no PCC. A coleta dos dados foi realizada em uma maternidade pública no município do Rio de Janeiro. As entrevistas foram analisadas por meio da análise de conteúdo, segundo Bardin. Seguindo esta análise, foram construídas duas categorias: “Assistência no sistema de referência para o parto hospitalar na avaliação das puérperas” e “Assistência da enfermeira no Programa Cegonha Carioca na ótica das puérperas”.
A primeira categoria abarca três subcategorias:
“Promove a percepção de segurança na mulher”; “Assegura o acesso à informação sobre o parto” e “Proporciona agilidade no atendimento para o parto”. As puérperas destacaram que se sentiram mais confiantes, tranquilas e seguras por conhecerem previamente a maternidade de referência para o nascimento de seus filhos, por contarem com o transporte da ambulância até a maternidade e terem a garantia da internação no momento do parto. As mulheres também realizaram críticas e apontaram a necessidade de mudanças no programa. Mencionaram a demora na chegada da ambulância até a residência e referiram o fato de não ser disponibilizado o retorno para a casa, no caso de a gestante ser liberada para casa pelo setor de emergência da maternidade. A segunda categoria contempla as subcategorias “Orienta sobre o momento do parto e o ambiente hospitalar”;“Cuida da parturiente no transporte para o hospital” e “Realiza procedimentos na admissão hospitalar”. As mulheres descreveram a atuação da enfermeira na visita guiada à maternidade, destacaram a importância das orientações recebidas sobre o momento oportuno de buscar a maternidade e o conhecimento prévio dos ambientes hospitalares, considerando importante a visita à instituição. A enfermeira deve ter consciência da sua responsabilidade diante da qualidade do cuidado que presta à paciente, com relação à ética e aos valores da profissão, reconhecendo o peso de seu desempenho na rede de cuidado e satisfação das usuárias. A gestação e parto é um período de experiências marcantes na vida da mulher. É importante estar sob os cuidados de uma equipe que atenda às suas reais necessidades, com uma escuta qualificada, individualizada, acolhedora e com foco na humanização. E esta humanização deve se expressar nas práticas dos serviços de saúde, com os profissionais e usuários, de forma dialógica, em busca da construção de novos caminhos capazes de propiciar um novo paradigma de gestão da saúde pública para todos.
The Rio Stork Program consists of three modules and nurses act in all three, assisting the pregnant women since the prenatal follow-up, guided tour, reception in the maternity emergency department and transportation by ambulance. This is a descriptive study with a qualitative approach. The object of research is nurse assistance in the referral system for hospital childbirth from the perspective of the puerperal women enrolled in the Rio Stork Program. Data collection was performed at a public maternity hospital in the city of Rio de Janeiro. Interviews were analyzed through content analysis, according to Bardin. Following this analysis, two categories were created: “Assistance in the referral system for hospital childbirth in the evaluation by puerperal women” and “Nurse care in the Rio Stork Program in the perspective of puerperal women”.