Significando a vivência das pessoas com doença autoimune do sitema nervoso, na perspectiva das demandas de cuidado: contribuições para a enfermagem e para a saúde integral

Publication year: 2018

A presente dissertação de mestrado inserida no Núcleo de Fundamentos do Cuidado de Enfermagem (NUCLEARTE) da EEAN tem como objeto o significado da vivência da pessoa com afecção autoimune do sistema nervoso na relação com as demandas de cuidado. Para tanto, foram traçados os seguintes objetivos: objetivo geral: Compreender a vivência da pessoa com afecção autoimune do sistema nervoso na perspectiva das demandas de cuidado; e objetivos específicos: Conhecer a vivência da pessoa com afecção autoimune do sistema nervoso, Relacionar a vivência com as demandas de cuidado e Propor uma teoria substantiva que congregue as demandas de cuidado à saúde integral. O referencial teórico do estudo é o Interacionismo Simbólico, haja vista a importância do significado para o fenômeno em investigação. Foi utilizada a abordagem metodológica qualitativa, guiada pelos conceitos da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). O cenário de estudo compreendeu as unidades de atenção básica à saúde, incluindo as Estratégias de Saúde da Família do município de Macaé – RJ. O grupo amostral foi composto de doze mulheres com diagnóstico confirmado de doença autoimune do sistema nervoso, a saber esclerose múltipla e miastenia gravis, tendo sido utilizado o critério de saturação teórica. A coleta dos dados se deu mediante entrevista semi-estruturada em profundidade a fim de proporcionar uma imersão no universo da pessoa entrevistada, captando aspectos verbais e não-verbais, dentre outros.

Os depoimentos coletados foram analisados de acordo com os procedimentos próprios da TFD:

codificação aberta, codificação axial e codificação seletiva para posterior construção da categoria central, cerne do estudo.

A partir da conjunção dos fenômenos relacionados ao objeto de estudo:

condições causais, condições contextuais, condições interventoras, estratégias de ação-interação e consequências, foi possível identificar o fenômeno central: (RE) SIGNIFICANDO A VIDA A PARTIR DAS DEMANDAS DE CUIDADO: A VIVÊNCIA DA DOENÇA AUTOIMUNE DO SISTEMA NERVOSO REVELA UM NOVO SER.(AU)