Violências, relações afetivas e drogas: estudo com adolescentes em acolhimento institucional no Rio de Janeiro/RJ
Publication year: 2018
Este estudo tem como objetivo geral:
analisar a associação entre uso/abuso de álcool e outras drogas com as manifestações de violências nas relações afetivas íntimas de adolescentes em acolhimento institucional.E como objetivos específicos:
caracterizar o perfil sociodemográfico dos adolescentes em acolhimento institucional que vivenciaram relações afetivas intimas; estimar a prevalência do uso e abuso de álcool e outras drogas por adolescentes em acolhimento institucional que vivenciaram relações afetivas intimas; e identificar as manifestações de violências nas relações afetivas intimas de adolescentes em situação de acolhimento. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório do tipo seccional com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada em todas as unidades públicas de acolhimento institucional para adolescentes no município do Rio de Janeiro (SMAS/RJ). Participaram 72 adolescentes acolhidos de ambos os sexos, entre 12 e 18 anos no período de abril a junho de 2017 que já tinham vivenciado relação afetiva íntima. Aplicou-se um formulário multidimensional com instrumentos (PAJ, ASSIST2.0, CADRI) validados e adaptados transculturalmente de maneira individual, e os dados foram analisados através de Estatística descritiva através da tabulação no software EpiData e exportação ao Software STATA SE13 para limpeza, processamento e análise. Em conformidade com a resolução 466/2012 do CNS, a pesquisa foi aprovada pelo CEP nº1.779.288.Os dados foram organizados em três categorias:
1.Caracterização do perfil sociodemográfico de adolescentes em acolhimento no município do Rio de Janeiro; 2. Relações interpessoais e contextuais de adolescentes acolhidos no município do Rio de Janeiro; 3. Uso de álcool e drogas ilícitas e sua interface com a Violência nas relações afetivas intimas. A primeira categoria mostra a realidade dos adolescentes acolhidos, maioria negros, pobres e usuários de drogas, que traz à luz a vulnerabilidade diante do desgastes dos laços familiares e sociais, dos estigmas e exclusão social legitimados na violência estrutural. Na segunda, os dados mostram contextos dos meios social e familiar em que se evidenciam a evasão escolar, discriminação sexual e comportamentos de risco e antissociais relacionados às práticas infracionais, violência, convívio com violência nas relações afetivas e drogadição atrelados ao relacionamento de pares e familiar. A terceira traz o uso de álcool e drogas para a maioria dos adolescentes, concomitante ao processo de aprendizagem social. Há intensificação da ocorrência de violência nas relações afetivas íntimas, envolvendo violência relacional, sexual e física de maneira simétrica e principalmente perpetrada por adolescentes femininas. Fomentar medidas de prevenção à violência, ao uso de álcool e outras drogas e promoção da saúde se faz importante nos sistemas de atenção à saúde, escola e unidades de acolhimento para o desenvolvimento de relações saudáveis.
This study aims to analyze the association between alcohol and other drugs use and abuse with manifestations of violence in intimate relationships of sheltered adolescents.